domingo, 4 de março de 2012

Buscando uma saída

No dia 29 / 02 /2012 a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade ( SEMAS ) apresentou no auditório da Secretaria de Ciências e Tecnologia ( Antiga Sectma ) o plano de implantação dos Conselhos Gestores das Unidades de Conservação do Estado de Pernambuco.

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa participou representado por  Edmar Neto, José Semente e Augusto Semente. Estavam presentes também o Exército, a PCR, a FETAPE, UFRPE, PARQUE DOIS IRMÃOS, a CIPOMA, a CPRH e representante de comunidade.

Nessa reunião, aberta a toda sociedade, foi apresentanda a metodologia de trabalho e foi coordenada por Giannina Cysneiros Bezerra, gerente geral de desenvolvimento sustentável e Hélvio Polito Lopes Filho, secretário executivo de meio ambiente e sustentabilidade.

O plano compreende três etapas.

1ª etapa: agrupamento das UCs por elementos comuns;

2ª etapa: mobilização dos setores ( reuniões setoriais );

3ª etapa: composição e criação dos conselhos gestores.

A próxima reunião será por setor. A Mata do Engenho Uchoa está no grupo três junto com Mata do Passarinho,Mata de Dois Unidos, Mata do Janga, Mata de Jaguarana e Mata de São Bento. A reunião será no dia 21 / 03 / 2012 às 9h no auditório da SEMAS, em frente à igreja da Madre de Deus, no Recife Antigo.

O Movimento da Mata do Engenho Uchoa vai completar 33 anos e o Parque Natural não foi implantado. O Movimento vem garantindo a preservação de 192ha, remanescente de Mata Atlântica e junto com o Movimento Eco Vidas, do Cabo, Barrou uma usina de lixo que teria duas unidades, uma em Recife e outra no Cabo.

Agora, no início deste ano, é nos apresentado esse plano do Governo Estadual.Esperamos que seja o abrir de uma janela dando para a paisagem do início do Parque Natural.

A luta continua firme estribada na sua justeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário