sábado, 27 de agosto de 2011

Desenvolvimento com sustentabilidade ambiental

Desenvolvimento de PE é tema de debate com Tânia Bacelar

A representação estadual da Fundação Maurício Grabois em parceria com o Gabinete do deputado Luciano Siqueira (PCdoB) promove na próxima segunda-feira (29) palestra e debate aberto com a socióloga e economista Tânia Bacelar, que abordará O novo ciclo de desenvolvimento de Pernambuco e o desafio da sustentabilidade. O evento acontece das 9h às 12h, no Auditório da Assembleia Legislativa do Estado, localizado no 6º andar do Anexo I.
A iniciativa marca o começo das atividades da fundação em Pernambuco e integra uma série de debates sobre temas relevantes de interesse local e nacional a serem promovidos pela instituição. Com a realização de debates dessa natureza, a representação estadual da FMG pretende criar um espaço de convívio e debate de ideias que reúna intelectuais, professores, jovens estudantes e pesquisadores no sentido de favorecer o intercambio entre todas as correntes de pensamento do campo progressista no Estado. Hoje Pernambuco se coloca como destino privilegiado de investimentos que somam mais de R$ 62 milhões, o que vem alterando significativamente a matriz econômica local. Mas, o boom de crescimento revela também novos desafios, entre eles a revisão da malha rodoviária, o repensar da mobilidade urbana, investimentos na formação de profissionais qualificados e a reestruturação das cidades, dotando-as de saneamento, rede elétrica, abastecimento d’água, pavimentação e moradias, sem perder de vista a sustentabilidade ambiental. A direção local da fundação, que tem sede em São Paulo, é constituída por Paulo Dantas, Lúcio Monteiro, Hugo Cortês, Emanoel Dias, Marinho, Luciana Santos, Geraldo Vilar, Cida Pedrosa, Cecile Soriano e Anita Dubeux. Em 2011, está prevista ainda a realização de palestras sobre os dez anos do Estatuto da Cidade e a Reforma Urbana e os desafios do SUS em Pernambuco, em datas ainda a serem definidas.

SERVIÇO:
Debate aberto com Tânia Bacelar
Data: 29 de agosto de 2011
Local: Auditório da ALEPE/6º andar – das 9h- 12h
Informações: (81) 32214385 / 3221-1283
Data de publicação 27.08.2011
http://fmauriciograbois.org.br/portal/

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

MOVIMENTO ELEGE DELEGADO NO OP

Aluísio Figueiroa, representante do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa, é eleito e elege dois temas na Plenária Temática do Orçamento Participativo sobre Meio Ambiente.
A assembléia aconteceu no dia 18 do corrente, com início às 19h, no Colégio Nóbrega.

Confira abaixo os temas e ações mais votados:
1º tema: Política Municipal de educação ambiental
Ação: Formar educadores ambientais populares (Coletivos Educadores Ambientais 182 votos)

2º tema: Política Municipal de Resíduos Sólidos (Lixo)
Ação: Conhecer, validar e divulgar a Política Municipal de Resíduos Sólidos, a partir da participação e controle social (102 votos)

3º tema: Arborização
Ação: Requalificar, preservar e criar os parques, praças e demais unidades protegidas com participação e controle social (109 votos)


È o maior OP do Brasil e tem o seguinte lema
A POPULAÇÃO ELEGE A PREFEITURA ATENDE.

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa que reivindica a implantação de um PARQUE NATURAL nos CENTO E NOVENTA E DOIS  HECTARES de remanescente de MATA ATLÂNTICA está completando 32 anos de luta e no ano passado, na plenária da RPA 5.3 do OP, elegeu a implantação do PARQUE como a 4ª ação mais votada.


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

JOÃO DA COSTA PARTICIPA DE PLENÁRIA TEMÁTICA DE MEIO AMBIENTE

Secretaria de Meio Ambiente
JOÃO DA COSTA PARTICIPA DE PLENÁRIA TEMÁTICA DE MEIO AMBIENTE
11:23 Sexta-feira, 19 de Agosto de 2011



Fotos: Fernando Silva
João da Costa prestigiou na noite desta quinta a Plenária Temática
João da Costa prestigiou na noite desta quinta a Plenária Temática
Encontro reuniu mais de 350 pessoas
Encontro reuniu mais de 350 pessoas
A votação reuniu mais de 350 pessoas, entre delegados do Fórum de Meio Ambiente, lideranças comunitárias e representantes de entidades e organizações não-governamentais (ONGs).

Por Pablo Ravel

O Prefeito do Recife, João da Costa, prestigiou, na noite desta quinta-feira (18), a Plenária Temática de Meio Ambiente do Orçamento Participativo (OP). Realizado no Colégio Nóbrega, na Rua do Príncipe, bairro da Boa Vista, o encontro reuniu mais de 350 pessoas, entre delegados do fórum de Meio Ambiente, lideranças comunitárias e representantes de entidades e organizações não-governamentais (ONGs) que atuam na área. Também estiveram presentes na plenária o secretário de Meio Ambiente do Recife, Marcelo Rodrigues; a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira; o coordenador do OP, Augusto Miranda; e a diretora de Meio Ambiente do Recife, Ana Cláudia Lapa.

Durante o encontro, João da Costa reiterou o comprometimento da Prefeitura do Recife em continuar trabalhando e desenvolvendo uma série de ações para melhorar as condições ambientais no Recife. Gostaria de reafirmar aqui o compromisso com o meio ambiente que a nossa gestão vem implantando no Recife. Nós criamos esta Secretaria e estamos desenvolvendo uma série de ações para melhorar as condições ambientais na Cidade, disse o prefeito.

Após o credenciamento, a diretora de Meio Ambiente do Recife, Ana Cláudia, apresentou uma prestação de contas com as diretrizes que foram votadas no ano passado, o acompanhamento que foi feito pelo fórum e as deliberações da gestão municipal. Durante a plenária, foram eleitos os delegados que representarão o segmento nos fóruns e no Conselho do Orçamento Participativo (COP). Através do voto, a população elegeu também os três temas prioritários, e dentro de cada tema, uma ação a ser executada pela Prefeitura do Recife. Ao todo, foram cadastradas 368 pessoas na plenária, dentre as quais 350 votaram. Além disso, 28 delegados foram eleitos, dos 34 que se candidataram.

Para o integrante do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa, Augusto Semente, a plenária temática tem um papel fundamental para colocar em pauta o desenvolvimento sustentável. Estamos vivendo um momento muito importante hoje no Brasil, em Pernambuco e aqui em Recife, pois só agora estamos mudando. O desenvolvimento está vindo e ele é importante também, mas não pode vir a qualquer custo. Tem que haver um desenvolvimento sustentável com preservação ambiental, concluiu Augusto.

Confira abaixo os temas e ações mais votados:
1º tema: Política Municipal de educação Ambiental
Ação: Formar educadores ambientais populares (Coletivos Educadores
ambientais (182 votos)

2º tema: Política Municipal de Resíduos Sólidos (Lixo)
Ação: Conhecer, validar e divulgar a Política Municipal de Resíduos
Sólidos, a partir da participação e controle social (102 votos)

3º tema: Arborização
Ação: Requalificar, preservar e criar os parques, praças e demais
unidades protegidas com participação e controle social (109 votos)

http://www.recife.pe.gov.br/

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Secretário de Meio Ambiente do Recife visita Mata Uchoa

18 de Agosto de 2011 - 14h35

Na última segunda-feira (15), o secretário de Meio Ambiente do Recife, Marcelo Rodrigues, acompanhado por moradores da região e pelo representante da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Josemario Lucena, visitou a Mata Atlântica Engenho Uchoa, localizada no Barro, na Zona Oeste da Cidade.

Mariza Lima
Mata Uchoa Cercada por 11 bairros e localizada na bacia do Rio Tejipió, a reserva possui 192 hectares de área verde remanescente de Mata Atlântica.

Juntos, caminharam cerca de 6 km por dentro da mata fechada e conversaram sobre o assunto. “Nós sabemos do desejo dos moradores de que seja criado um parque ecológico neste local. Estamos aqui para ouvir as demandas dos moradores e ver de que forma o Município pode atuar”, afirmou Marcelo.
Inaldo Menezes

O secretário caminhou e conversou com os moradores da área Também participaram da caminhada: representantes dos movimentos sociais, associações de moradores, instituições religiosas, educacionais e culturais da área, bem como assessores do gabinete dos deputados Luciano Siqueira, Luciana Santos, Fernando Ferro e Sérgio Leite e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O grupo pôde constatar os graves problemas que afetam a área, entre os quais a poluição do solo e de cursos d’água.

Parcerias- Após percorrer o espaço, o secretário Marcelo Rodrigues disse que já procurou a secretaria estadual de Meio Ambiente em busca de apoio para o encaminhamento das reivindicações do Movimento e dos moradores da área no sentido de que no local seja criado o Parque Natural Rousinete Falcão.

“Discuti com o secretário Sérgio Xavier, a questão da Mata de Uchôa. Na ocasião, apresentei o projeto de 2009, que está desatualizado, e solicitei a realização de estudos de geo-referenciamento da área, que deve ficar pronto em cerca de 30 dias. Com ele, vamos poder sentar com outras secretarias da PCR, como a de Assuntos Jurídicos e Especial da Copa, bem como com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado. Vamos procurar ainda o Ministério do Meio Ambiente e os fundos, nacional e estadual de Meio Ambiente e buscar parceiros também na iniciativa privada, que possam desenvolver projetos ambientais na área”, explicou o secretário.

Mobilização- Josemário Lucena, representante da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, destacou a importância da parceria entre as secretarias municipal e estadual. Ele ressaltou também o papel dos movimentos sociais no encaminhamento de questões de interesses coletivo, como é o caso da preservação da Mata Uchôa. “É fundamental que a sociedade civil se manifeste e lute, pois só as provocações de cada um de vocês fazem com que o gestor público e o governo possam resolver essas questões. Acho que são 30 anos, mas não é motivo de desistir, pois estamos mais próximos de uma solução do que há 30 anos. A Secretaria de Meio Ambiente do Estado está ouvindo cuidadosamente essa questão e o secretário tem a preocupação de acompanhar e ver o que está acontecendo e à medida que for necessário intervir ele vai fazê-lo com todo carinho”, afirmou.

A Luta continua- Augusto Semente, um dos coordenadores do Movimento em Defesa da Mata Uchôa, classificou a visita como vitoriosa. Ele lembrou a importância da mobilização que a entidade vem realizando a 32 anos em defesa da mata.

“O secretário sozinho não fazer pode fazer nada. Ele pode ter a maior boa vontade, mas precisa de nossa mobilização, nossa organização, para juntos fazermos as coisas andarem. Não vamos abaixar a guarda, porque não depende somente do secretário ou do prefeito, é uma correlação de forças que está em jogo. Por isso, temos de continuar mobilizados. Já tivemos uma vitória parcial, mas precisamos continuar mobilizados para conquistar o Parque Natural Rousinete Falcão, homenagem à luta de uma companheira que não está entre nós a qual buscamos fazer jus”, explanou Augusto Semente.

Fonte: Blog do movimento
http://mataengenhouchoa.blogspot.com/

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Secretário de Meio Ambiente quer parcerias para preservar Mata Uchôa

Integrantes do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa acompanharam segunda-feira (15) a visita do secretário de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, Marcelo Rodrigues, à Área de Proteção Ambiental (APA) Rousinete Falcão, localizada em resquício da Mata Atlântica existente no bairro do Barro, Zona Oeste da Cidade.

Participaram também da caminhada, representantes dos movimentos sociais, associações de moradores, instituições religiosas, educacionais e culturais e moradores da área, bem como assessores do gabinete dos deputados Luciano Siqueira (PCdoB), Luciana Santos (PCdoB), Fernando Ferro (PT) e Sérgio Leite (PT) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O grupo percorreu cerca de seis quilômetros em mata fechada e pode constatar os graves problemas que afetam a área, entre os quais a poluição do solo e de cursos d’água.

Cercada por 11 bairros e localizada na bacia do Rio Tejipió, a reserva possui 192 hectares de área verde remanescente de Mata Atlântica.


Parcerias
Após percorrer a área, o secretário Marcelo Rodrigues disse que já procurou a Secretaria estadual de Meio Ambiente em busca de apoio para o encaminhamento das reivindicações do Movimento e dos moradores da área no sentido de que no local seja criado o Parque Natural Rousinete Falcão.

“Discuti com o secretário Sérgio Xavier, a questão da Mata de Uchôa. Na ocasião, apresentei o projeto de 2009, que está desatualizado, e solicitei a realização de estudos de geo-referenciamento da área, que deve ficar pronto em cerca de 30 dias. Com ele, vamos poder sentar com outras secretarias da PCR, como a de Assuntos Jurídicos e Especial da Copa, bem como com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado. Vamos procurar ainda o Ministério do Meio Ambiente e os fundos nacional e estadual de Meio Ambiente e buscar parceiros também na iniciativa privada, que possam desenvolver projetos ambientais na área”, explicou o secretário.

Mobilização

Josemário Lucena, representante da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, destacou a importância da parceria entre as secretarias municipal e estadual. Ele ressaltou também o papel dos movimentos sociais no encaminhamento de questões de interesses coletivo, como é o caso da preservação da Mata Uchôa.

“É fundamental que a sociedade civil se manifeste e lute, pois só as provocações de cada um de vocês faz com que o gestor público e o governo possam resolver essas questões. Acho que são 30 anos, mas não é motivo de desistir, pois estamos mais próximos de uma solução do que há 30 anos. A Secretaria de Meio Ambiente do Estado está ouvindo cuidadosamente essa questão e o secretário tem a preocupação de acompanhar e ver o que está acontecendo e à medida que for necessário intervir ele vai fazê-lo com todo carinho”, afirmou.

Luta continua

Augusto Semente, um dos coordenadores do Movimento em Defesa da Mata Uchôa, classificou a visita como “uma vitória de todos nós que estamos aqui”. Ele lembrou a importância da mobilização que a entidade vem realizando há 32 anos em defesa da mata.

“O secretário sozinho não fazer pode fazer nada. Ele pode ter a maior boa vontade, mas precisa de nossa mobilização, nossa organização, para juntos fazermos as coisas andarem. Não vamos abaixar a guarda, porque não depende somente do secretário ou do prefeito, é uma correlação de forças que está em jogo. Por isso, temos de continuar mobilizados. Já tivemos uma vitória parcial, mas precisamos continuar mobilizados para conquistar o Parque Natural Rousinete Falcão, homenagem à luta de uma companheira que não está entre nós a qual buscamos fazer jus”.

Da Redação do site.

http://www.lucianosiqueira.com.br/

SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE VISITA MATA UCHOA

Secretaria de Meio Ambiente

SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE VISITA MATA UCHOA
00:00 Segunda-feira, 15 de Agosto de 2011

Inaldo Menezes
Secretário caminhou e conversou com os moradores da área

Na manhã desta segunda-feira (15), o secretário de Meio Ambiente do Recife, Marcelo Rodrigues, visitou a Mata Atlântica Engenho Uchoa, localizada no Barro, na Zona Oeste da Cidade. Acompanhado por moradores da região e pelo representante da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Josemario Lucena, o secretário Marcelo Rodrigues caminhou 6 km por dentro da mata fechada e conversou com os moradores da área.

Cercada por 11 bairros, localizada na bacia do rio Tejipió, a reserva possui 192 hectares de área arborizada. “Nós sabemos do desejo dos moradores de que seja criado um parque ecológico neste local. Estamos aqui para ouvir as demandas dos moradores e ver de que forma o Município pode atuar”, afirmou Marcelo Rodrigues.

http://www.recife.pe.gov.br/

Movimento acompanha secretário da PCR em visita à Mata Uchôa na 2ª feira

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa, juntamente com representantes dos movimentos sociais e instituições religiosas, educacionais e culturais, acompanham na próxima segunda-feira (15), pela manhã, o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, Marcelo Rodrigues, em visita a Área de Proteção Ambiental (APA) Rousinete Falcão, localizada em terras da Mata do Engenho Uchôa, no bairro do Barro, Zona Oeste da cidade.

Com a visita, o secretário cumprirá compromisso assumido com representantes do Movimento, por ocasião de ato público promovido pela entidade na sede da PCR no início do mês. Segundo os integrantes do movimento, o objetivo da visita “é situar o novo secretário no bojo dessa luta de justeza indiscutível”.

Eles lembram ainda que dos 1,3 milhão de quilômetros quadrados de Mata Atlântica originalmente existentes no Brasil, atualmente restam menos de 7%. “O Recife possui pouquíssimas áreas verdes. Na Zona Oeste da cidade, na Bacia do Rio Tejipió, existem 192 hectares de área verde remanescente de Mata Atlãntica, que se mantêm porque existe uma luta em sua defesa que está completando 32 anos”.

Para os integrantes do Movimento, “uma postura consequente em defesa do meio ambiente por parte do Poder Público é conservar essa área e conservá-la significa implantar o Parque Natural Rousinete Falcão na nessa área. É por isso que luta o nosso movimento”, reafirmam.

SERVIÇO:
Visita do secretário Marcelo Rodrigues à APA Rousinete Falcão

Dia: 15 de agosto 2011 (segunda-feira)

Concentração: Às 9h, em frente à Igreja Católica do Barro.

Contatos:
Luci Machado 3251.2628 / 8637.1747
José Semente 3455.1721 / 3076.1664
Jacilda Nascimento 3251.3830 / 9965.0916
Arlindo Lima 3251.1265/8622.9518
Patricia Maria 9183.9762
Augusto Semente 3469.0598 / 9258.7195

Mata Atlântica Sim!
Recife Merece Mais um Parque!

Da Redação do site.

domingo, 14 de agosto de 2011

NOITE POÉTICA NO BARRO

Na noite do dia 13 / 08 / 2011 ( um sábado à noite ), no Escritório Bar e Restaurante, BARRO, RECIFE que tem o comando de João Cabral, vozes foram amplificadas, dizendo poemas ou cantando.
      
Foi a 3ª edição do POESIA NA PANELA, promovido pelo Grupo Político Social Cultural Adiante  que tem a coordenação de Amom Assis, Anderson Moura, Elizeu Espíndola, Jetro Rocha, Márcia Santiago, Valdir Esquina e Roberto Carlos.

Foi uma noite agradabílissima onde um recital de poesias se intercalou com música ao vivo.

Representantes do Grupo e convidados, leram, recitaram e dramatizaram poemas líricos e engajados, de própria autoria ou de poetas renomados.

Um fragmento de História foi preenchido com a narração de um episódio rico de coragem quando o Escravo Antonio, do Engenho Uchoa, sendo vítima de abuso de autoridade por parte da patrulha rondante daquela localidade reagira bravamente, teve apoio da população e não fora preso. Século XIX

Também foi aberto espaço para representantes do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa anunciarem a visita à Mata do Engenho Uchoa – APA Rousinete Falcão (MATA ATALÂNTICA) na próxima segunda-feira.

O Brasil mudou para melhor, a luta continua acompanhada do desenvolvimento da sensibilidade artística para o enriquecimento espiritual e participação melhor da LUTA DE IDEIAS.

Salve a democracia !   


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

SECRETÁRIO VISITA REMANESCENTE DE MATA ATLÂNTICA

Dos 1,3 milhões de km2 de MATA ATLÂNTICA originalmente existentes no Brasil, atualmente restam menos de 7%. O Recife possui pouquíssimas áreas verdes. Todo mundo está sensibilizado com a problemática do meio ambiente. O que fazer ?!!!  

O Brasil encontra-se a caminho do seu 3º Ciclo Civilizacional. Desmatamento e descaso para com arborização de uma cidade não rimam com civilização. Não esquecendo de se manter o equilíbrio entre a negação da expansão predatória e a crítica ao " santuarismo.”

Na parte Oeste do Recife, na bacia do rio Tejipió, existem 192ha ( CENTO E NOVENTA E DOIS HECTARES ) de área verde, remanescente de MATA ATLÂNTICA. Se mantém porque existe uma luta em sua defesa que está completando 32 anos.

Uma postura consequente em defesa do meio ambiente, por parte dos poderes público, é conservar essa área. E conservá-la significa implantar o PARQUE NATURAL ROUSINETE FALCÃO. E é por isso que está lutando o MOVIMENTO EM DEFESA DA MATA ENGENHO UCHOA.

Dando continuidade ao desenrolar desse Movimento, que já está no seu 32º ano, sua coordenação, ampliada com representantes dos Movimentos Sociais, Instituições Religiosas, Educacionais e Culturais estará fazendo uma visita à APA ROUSINETE FALCÃO ( MATA DO ENGENHO UCHOA ) com a presença do Secretário Municipal de Meio Ambiente Marcelo Rodrigues.

O objetivo dessa visita é situar o novo Secretário no bojo dessa luta de justeza indiscutível.

Será no dia 15 / 08 / 2011, na próxima segunda-feira.

A concentração será às 9h, em frente à Igreja Católica do Barro.

Tendo em vista a importância de um PARQUE NATURAL para um Recife mais saudável e socialmente um pouco mais feliz, temos a honra e satisfação de convidá-lo para este ato de compromisso social.


BOM FIM DE SEMANA.

A COORDENAÇÃO

Luci Machado
José Semente
Jacilda Nascimento
Arlindo Lima
Patricia Maria
Augusto Semente    



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PREFEITO NÃO RECEBE MOVIMENTO

O Movimento esta completando 32 anos de luta e ainda continua reivindicando da PCR a implantação do Parque Natural Rousinete Falcão.

No dia 04.08.2011 a coordenação do Movimento e lideres de várias entidades foram à Prefeitura com o objetivo de entregar ao Prefeito João da Costa um abaixo - assinado com mais de cinco mil ( 5000 ) assinaturas, mais uma vez o Movimento não foi recebido pelo Prefeito e o abaixo - assinado não lhe foi entregue!
.
Os Srs. Secretários de Governo Henrique Leite, Secretario Executivo Almir Camilo , a Sra. Claudia Lapa e o Sr. Secretario de Meio Ambiente Marcelo Rodrigues receberam a Coordenação e representantes dos Movimentos . Na audiência estiveram presentes, também, os vereadores Alfredo Santana e Gilvan Cavalcanti.
Prometendo se apropriar da história de luta do Movimento, de sua longa caminhada, o novo secretário agendou uma visita à Mata, às 9 h. do dia 15.08.2011 para conhecer a beleza da APA, e verificar como atender a solicitação da comunidade.

Coordenação e lideres das entidades voltaram se perguntando até quando terão que ir a PCR solicitar algo que contemplará toda a cidade do Recife

O Movimento continua a espera de solução, sempre recomeçando, a cada entrada de um novo secretário. O que é deveras desgastante!

Aproveitando a oportunidade, a Sra. Penha, liderança do Jardim Uchoa e participante antiga do Movimento, denunciou ao Secretario os desmandos da empresa de asfalto PRESSA que , além de aterrar o Rio Tejipió, entrar em área da Mata do Engenho Uchoa, ainda polui o ambiente da comunidade, causando sérios problemas de saúde aos moradores vizinhos , levando - os mesmo a atendimento hospitalar, o que poderá ser comprovado com documentos.

Na ocasião em que o Movimento esperava ser atendido por autoridades da PCR solidarizou - se com a Guarda Municipal que realizava ato em Campanha Salarial e com o Sindicato dos Urbanitários que defende a não privatização do esgoto da Compesa.

A luta continua porque o Parque é necessário, são 192 ha de remanescente de Mata Atlântica.
Movimentos:

Associação dos Moradores da Vila Chico Mendes

Bloco Infantil Dente de Leite (IPSEP)

FEMOCOHAB-PE - Federação das Associações de Moradores de Núcleos de Cohab e Similares no Estado de Pernambuco

FIJ - Federação Ibura Jordão

Troça Carnavalesca Mista Arrebenta Sapucaia!

SINDURB-PE - Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco

SINDICON-PE - Sindicato dos Contabilistas no Estado de Pernambuco

Associação dos. Moradores UR-10

Associação dos Moradores UR-3

Comunidade Jardim São Paulo

Comunidade Estância

Comunidade Jardim Uchoa

Comunidade do UR-2 - Ibura

Comunidade de Areias

Gabinete da Deputa Luciana Santos

Gabinete do Deputado Luciano Siqueira


Secretário da PCR vai na área onde o movimento quer um parque

9 de Agosto de 2011 - 12h41

Secretário da PCR vai na área onde o movimento quer um parque

A manifestação realizada pelo Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa no último dia 04 (quinta-feira) em frente à sede da Prefeitura do Recife teve um saldo positivo.
O novo secretário de Meio Ambiente da PCR, Marcelo Rodrigues, se comprometeu a visitar no próximo dia 15 (segunda-feira) a área da Mata onde o grupo pretende ver instalado o Parque Natural Rousinete Falcão. Segundo os coordenadores do movimento, após conhecer a área o secretário ficou de analisar a proposta dentro das possiblidades da prefeitura.

Os manifestantes não entregaram o documento contendo mais de cinco mil assinaturas, alegando que só seria entregue ao prefeito João da Costa. O grupo luta para chamar a atenção da PCR para a situação da área de mangue e Mata Atlântica localizada no bairro do Barro e faz limite com mais dez bairros do Recife. Eles solicitam que na área seja criado um parque ecológico, evitando, assim, o assédio de investidores e aumentando a conservação do local.

O espaço tem 192 hectares de Mata Atlântica e 50 hectares de mangue. No último mês de julho, a coordenação do movimento se reuniu com o MPPE, onde solicitou a cobrança por parte do órgão de explicações sobre se já existe algum projeto para a preservação do local.

De acordo com Augusto Semente, que participa da coordenação do movimento, a luta para a preservação da mata do Engenho Uchôa existe há 32 anos. “Já completa dez anos as tentativas de encaminhar ofício para o órgão responsável pela área que é a prefeitura. Temos cinco mil assinaturas recolhidas para entregar nas mãos do prefeito João da Costa, mas ele nunca nos recebeu”.

Da Redação do site, com informações da Folha de Pernambuco.

http://www.vermelho.org.br/pe/

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Secretário Assume sob Cobrança

Movimento em defesa de mata

LUCAS SANTANA
Os coordenadores do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa realizaram uma manifestação em frente à sede da Prefeitura do Recife, ontem. O intuito do protesto era de chamar a atenção do prefeito João da Costa para a situação da área de mangue e Mata Atlântica localizada no bairro do Barro, e que faz limite, ainda, com mais dez bairros do Recife. Eles solicitam que na área seja criado um parque ecológico, evitando, assim, o assédio de investidores e aumentando a conservação do local.

O espaço tem 192 hectares de Mata Atlântica e 50 hectares de mangue. No último mês de julho, a coordenação do movimento se reuniu com o MPPE, onde solicitou a cobrança por parte do órgão de explicações sobre se já existe algum projeto para a preservação do local.

De acordo com Augusto Semente, que participa da coordenação, a luta para a preservação da mata do Engenho Uchôa existe há 32 anos. “Já completa dez anos as tentativas de encaminhar ofício para o órgão responsável pela área que é a prefeitura. Temos cin¬co mil assinaturas recolhidas para entregar nas mãos do prefeito João da Costa, mas ele nunca nos recebeu”.

Os representantes foram recebidos pelos secretários de Governo, Henrique Leite, e de Meio Ambiente, Marcelo Rodrigues. Em reunião ficou decidido que no próximo dia 15, Marcelo Rodrigues irá visitar o local para analisar a proposta dentro das possibilidades da prefeitura. Os manifestantes não entregaram o documento contendo as assinaturas, alegando que ele seria entregue a João da Costa.

Jornal Folha de Pernambuco 05.08.2011

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

ATO PÚBLICO NA PREFEITURA DO RECIFE

( Prefeito João da Costa continua sem receber o MOVIMENTO )

Será no dia 04 / 08 / 2011, próxima QUINTA-FEIRA, no prédio sede da PCR.

Concentração a partir das 9h.

Porque o Prefeito João da Costa não recebe a coordenação do MOVIMENTO?

A luta é por 192ha de ÁREA VERDE : remanescente de MATA ATLÂNTICA. O VERDE já existe, para conservá-lo só falta criar o PARQUE NATURAL ROUSINETE FALCÃO.

Compareça e contribua com sua presença para lutar por um RECIFE mais saudável.

Contatos:
Luci Machado 3251.2628 / 8637.1747
José Semente 3455.1721 / 3076.1664
Jacilda Nascimento 3251.3830 / 9965.0916
Arlindo Lima 3251.1265 /8622.9518
Patricia Maria 9183.9762
Augusto Semente 3469.0598 / 9258.7195