quinta-feira, 27 de abril de 2023

O Livro - O Monstro da Caatinga

 

Socorro Lacerda parabéns pelo lançamento do Livro o Monstro da Caatiga, com o intuito de preservar o Bioma Caatinga exclusivamente brasileiro e, também contribuirá para o enfrentamento às mudanças climáticas. 


Para crianças de zero a cento e tantos anos! Dia 28 de abril (sexta-feira) vai ter Lançamento de livro com contação de histórias e a presença do Patrono da Academia Brasileira de Contadores de Histórias Will

Sobre o Conto
*O Monstro da Caatinga*

No livro O Monstro da Caatinga, os personagens são inspirados na fauna e flora do bioma caatinga (o único bioma exclusivamente brasileiro) e comemoram a chegada de Beluza-Chuva na cidade de Caatingalina, mas vivem sob a ameaça de um terrível monstro.

Monstrosserra era um gigante bocudo e tinha as mãos em formato de motosserra. Seu barrigão era um depósito, onde transportava os troncos das árvores da caatinga, que derrubava para depois queimar em sua carvoaria. Era um monstro tão poderoso, que até Beluza-Chuva desapareceu, tamanho era o seu medo!

E agora? Como sobreviveriam os habitantes da Cidade de Caatingalina com a presença daquele monstro assustador?

A narrativa revela a riqueza, diversidade e beleza presentes na caatinga. Ressalta as flores caatingalinas, descrevendo-as e chamando a atenção para a delicadeza e doçura de seus cheiros e formatos. Também contribuirá para desconstruir o preconceituoso estereótipo de um sertão "feio, seco e morto", para mostrar o colorido e os encantamentos do sertão caatingueiro.

“O Monstro da Caatinga” traz à tona um diálogo imprescindível à formação cidadã dos meninos e meninos para uma necessária elevação da consciência ambiental através de um conto que pretende divertir e inspirar seus leitores e leitoras numa narrativa onde a palavra caatinga é sinônimo de luz, beleza e perfume.

sexta-feira, 21 de abril de 2023

Mata Uchoa e o Dia da Terra


UFRPE celebra Dia da Terra com programação diversificada 


A UFRPE, junto a uma rede de parceiros, comemora, o nas diversas unidades acadêmicas e campi avançados, o Dia da Terra em Pernambuco. A programação conta com rodas de diálogo, oficinas, aulas abertas, exposições, apresentações, entre outras atividades, que acontecerão entre os dias 17 e 22 de abril


__________________________________________

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa participa do lançamento do Instituto Toró na programação da Semana do Dia Terra promovida pela UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco. 

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Brasil é candidato a sede da Copa do Mundo de Futebol feminino 2027

 

A Troça Carnavalesca Mista  Arrebenta Sapucaia! assim como o Presidente Lula apoia que, em 2027, a Copa do Mundo do Futebol Feminino seja realizada no Brasil.

No Carnaval 2023, a ARREBENTA SAPUCAIA! no Bingo Dançante de sua Manhã de Sol doou, como 4 prêmio, uma Camisa da Seleção Brasileira Feminina, em apoio ao futebol feminino e a luta pela emancipação das mulheres.























Brasil é candidato a sede da Copa do Mundo de Futebol feminino 2027


Anúncio foi feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta sexta-feira (14); Iniciativa tem apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Foto: Thais Magalhães/CBF

É oficial: o Brasil é candidato a país-sede da Copa do Mundo de futebol feminino de 2027. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (14), após o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, enviar o documento assinado à Federação Internacional de Futebol (Fifa na sigla em inglês). O processo de apresentação de candidaturas para receberam o torneio foi iniciado em março.

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF | Foto: Lesley Ribeiro/CB

Ednaldo Rodrigues expressou confiança no sucesso da candidatura. “Com todo o equipamento esportivo e de infraestrutura que dispomos, acreditamos que vamos fazer um belo Mundial”, afirmou. Ele acrescentou que receber a Copa do Mundo “faz parte do nosso projeto de crescer cada vez mais o futebol feminino pelo país, que é um dos pilares da minha gestão”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já havia declarado apoio do governo federal à candidatura brasileira durante um evento realizado em 30 de março, no Palácio da Alvorada, onde foi apresentada a taça da Copa do Mundo de 2023, que será realizada na Austrália e Nova Zelândia.

“O Governo, através da Presidência, do Ministério do Esporte, do Itamaraty, estará à disposição da CBF para fazer o que for necessário para que a gente consiga trazer, em 2027, a Copa do Mundo Feminina para o Brasil”, afirmou o Presidente Lula. “Será um evento extraordinário, motivador da construção de uma consciência política junto ao povo brasileiro para que entendam a participação da mulher efetivamente em todos os cantos em que puderem e quiserem participar, onde elas quiserem, do jeito que elas quiserem”, adicionou.

Leia também: Lula apoia Brasil sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino

A informação de que o Brasil apresentaria uma proposta para sediar a competição foi dada inicialmente pela ministra do Esporte, Ana Moser, em entrevista concedida ao programa Sem Censura, da TV Brasil, no dia 6 de março.

“Estamos conversando com os parceiros, com a CBF e desenhando uma possibilidade de o Brasil pleitear a sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027”, disse Moser na ocasião. “Vamos fazer esse movimento para tentar trazer a Copa do Mundo para o Brasil em 2027”, acrescentou.

Data limite

Os países interessados ​​em sediar a competição têm até 19 de maio deste ano para enviar seus projetos à Fifa. As candidaturas devem ser confirmadas até 8 de dezembro deste ano. A Fifa implementou algumas novidades no processo de escolha, incluindo uma auditoria independente para monitorar a lisura do processo, uma força-tarefa para avaliar as propostas projetadas e uma “final” entre as candidaturas mais bem avaliadas.

Em maio de 2024, o Conselho da Fifa irá selecionar até três candidaturas para participar da votação no Congresso da Fifa. A sede da Copa Feminina será anunciada no dia 17 de maio do mesmo ano, durante o Congresso da entidade. As inspeções da Fifa aos países candidatos começarão em fevereiro do ano que vem, três meses antes do anúncio final.

Mundial de 2023

A próxima edição da Copa do Mundo de futebol feminino será disputada entre 20 de julho e 20 agosto de 2023 na Austrália e na Nova Zelândia. A competição contará com 32 participantes, entre eles o Brasil, que buscará um título inédito. A equipe comandada pela técnica sueca Pia Sundhage está no Grupo F, ao lado de França, Jamaica e Panamá, equipe diante da qual a seleção canarinho estreia no torneio, no dia 24 de julho em Adelaide (Austrália).

Fonte: Portal Vermellho A Esquerda Bem Informada