COMUNICADO aos Diretores da CONAM, as Federações e Associações Filiadas:
Vivemos um momento de extrema preocupação com o pandemia Global do COVID-19 (Corona Vírus) que já matou milhares de pessoas em todo mundo e que chegou recentemente ao Brasil. Neste sentido todos estão em alerta máximo quanto a aglomerações de pessoas, estrutura e condições de combate pra esta grave ameaça. Neste sentido a Direção Executiva da CONAM ajusta sua programação e orienta suas filiadas até a normalização das condições da luta social e comunitária:
a) O CONEA e reunião da Diretoria Plena da CONAM que convocarão nosso Congresso ficam adiados por 60 dias, ou até a normalização da situação para reunião presencial de nosso Conselho e Diretoria Plena, em local a ser definido.
b) Fortalecimento das mobilizações e articulações virtuais no sentido de financiamento adequado da Saúde Pública e do SUS, através de revogação da EC 95 e outras medidas que ataquem as políticas sociais a ela relacionadas. O Movimento comunitário terá papel fundamental na Semana da Saúde, de 2 a 7 de abril, intensificando ações criativas (sem aglomerações) na defesa do SUS e da Saúde como Direito de todas e todos.
c) Estado permanente de alerta para somar os esforços necessários no enfrentamento da atual conjuntura, onde se aliam a pandemia da COVID-19, com desemprego alarmante e falta de perspectivas para grande parcela da população. Este quadro impacta com ainda mais força as comunidades, em especial na periferia dos grandes centros urbanos. As condições de resistência e impactos do COVID-19 é maior em populações mais idosas e em situação de maior vulnerabilidade social.
d) Total colaboração do movimento comunitário nas orientações dos órgãos de saúde responsáveis, do CNS - Conselho Nacional de Saúde e autoridades no sentido de que o Brasil possa superar rapidamente a Pandemia do COVID-19 com o menor impacto possível e assim retomar a rotina normal de agendas da CONAM e do conjunto do movimento comunitário.
Brasil, 18 de março de 2020.
Direção Executiva da CONAM