FIG terá vídeos e exposição fotográfica sobre as Unidades de Conservação de Pernambuco, além de contação de histórias, declamação de cordel e dicas de consumo consciente
A 29ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, o maior festival de cultura do Brasil, acontece de 18 a 27 de julho e, dentro da programação, tem uma série de ações especiais ligadas à temática ambiental. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) estão levando vídeos e exposição fotográfica sobre as Unidades de Conservação de Pernambuco, além de contação de histórias, declamação de cordel e dicas de consumo consciente.
Uma das ações que leva conscientização ambiental para quem vai curtir o festival são vídeos que serão exibidos nos palcos mostrando a importância de reduzir a utilização de plástico. Os vídeos são exibidos em vários horários, durante todo o período do festival. Já a exposição fotográfica sobre as unidades de conservação revela a beleza e a rica biodiversidade que abriga o Refúgio de Vida Silvestre Matas do Gurjaú e a Estação Ecológica de Caetés. A mostra fica na Casa dos Saberes, na Escola Estadual Henrique Dias, de 22 a 26 de julho, das 13h às 17h.
Outra atração que vai mostrar ao público a beleza das áreas protegidas do estado é o cine ambiental. Haverá sessões para mostrar seis curtas-metragens sobre Unidades de Conservação Pernambucanas: Mata da Pimenteira; Mata do Engenho Uchôa; APA de Santa Cruz; APA de Guadalupe; Matas do Gurjaú e Estação Ecológica de Caetés. A exibição acontece no Cine Eldorado, entre os dias 19 e 26 de julho, todos os dias às 10h30, e nos dias 19 e 23 de julho, às 21 horas.
O público infantil também será contemplado com a contação de história “Herói de sete cores”, que pretende encantar o público com as aventuras de uma das espécies de aves do Nordeste brasileiro: o pintor-verdadeiro. Ainda tem declamação de cordel “Lixo: e eu com isso?”, que mostra, de forma lúdica, como todos podem contribuir com a redução de resíduos e ajudar o meio ambiente. As apresentações serão nesse sábado (20/07), na Praça da Palavra, às 15 horas.
Confira a programação ambiental:
EXPOSIÇÃO SOBRE O REFÚGIO DE VIDA SILVESTRE MATAS DO GURJAÚ E A ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE CAETÉS ::
Casa do Saberes (Escola Estadual Henrique Dias), 22 à 26, das 13h às 17h.
:: PÍLULAS SOBRE O CONSUMO CONSCIENTE DO USO DO PLÁSTICO ::
Durante todo o evento. Palcos do Festival.
:: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E RECITAL - PRAÇA DA PALAVRA ::
20/07 - SÁBADO
15h - Herói de sete cores
15h30 - Lixo e eu com isso?
:: CINE AMBIENTAL - CINEMA ELDORADO ::
19/07 - SEXTA
- Manhã - 10h30
MILITANDO PELA CONSERVAÇÃO
- Noite - 21h
MATA DA PIMENTEIRA, CORAÇÃO DA CAATINGA
20/07 - SÁBADO
- Manhã - 10h30
UCHÔA, A MATA PULSANTE
21/07 - DOMINGO
- Manhã - 10h30
OS GUARDIÕES DA NATUREZA
22/07 - SEGUNDA
- Manhã - 10h30
NAVEGANDO NO CANAL DE SANTA CRUZ
23/07 - TERÇA
- Manhã - 10h30
PROTETORES DA BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE
- Noite - 21h
UCHÔA, A MATA PULSANTE
24/07 - QUARTA
- Manhã - 10h30
MATA DA PIMENTEIRA, CORAÇÃO DA CAATINGA
26/07 - SEXTA
- Manhã - 10h30
UCHÔA, A MATA PULSANTE
Fonte: SEMAS - Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco