segunda-feira, 15 de abril de 2019

Gravidade - Imagem de buraco negro é mais uma prova de que Einstein estava certo

Gravidade

Imagem de buraco negro é mais uma prova de que Einstein estava certo

Cientistas divulgaram hoje primeira foto destes corpos densos, captada por rede global de satélites. Com a foto, estudiosos descobriram que equações da gravidade se sustentam até sob condições extremas.

Por Bruno Martin, do El Pais

  
A primeira imagem de um buraco negro foi divulgada nesta quarta-feira por uma equipe internacional de mais de 200 cientistas. O buraco negro em questão está no centro da galáxia M87, a uma distância de 55 milhões de anos-luz. Até agora, a existência destes corpos extremamente densos era conhecida apenas por métodos indiretos, mas um deles nunca havia sido observado.

Os buracos negros são corpos astronômicos tão grandes que geram um campo gravitacional do qual nenhuma partícula escapa, nem mesmo a luz. Os pesquisadores criaram a imagem histórica unificando dados registrados por uma rede de oito radiotelescópios espalhados pelo mundo. Juntos, eles agem como uma única antena parabólica do tamanho da Terra, chamada de Event Horizon Telescope (EHT) –Telescópio Horizonte de Eventos.

O consórcio EHT apresentou hoje os seus resultados pioneiros em várias coletivas de imprensa simultâneas em todo o mundo. Na Espanha, o anúncio foi coordenado pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), a partir de Madri. O comissário europeu para a Pesquisa, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, disse em Bruxelas que "a história da ciência será dividida entre o tempo antes de imagem e o tempo depois da imagem", e destacou que a colaboração internacional dos cientistas "dá uma lição aos políticos".

Há um século, Albert Einstein calculou que a força da gravidade poderia distorcer o espaço-tempo. Suas equações previram que um corpo de densidade muito alta poderia se esconder atrás de um horizonte de eventos, o limite a partir do qual a atração do buraco negro é inescapável. Esse horizonte é o que é visto na imagem recém-publicada. O marco aparece em uma série de seis artigos científicos publicados nesta quarta-feira em uma edição especial da revista Astrophysical Journal Letters.

Durante cinco dias completos, os oito radiotelescópios da rede, que incluem o Telescópio de 30 metros de Pico Veleta, em Serra Nevada (Espanha), se sincronizaram com relógios atômicos para observar o centro da galáxia

Embora o buraco negro, por definição, não possa ser visto, o gás que cai nele é aquecido a milhões de graus e brilha. Contra essa iluminação de fundo há uma silhueta escura que é a sombra do buraco negro. Tudo isso aparece bastante desfocado porque o tamanho da imagem excede a resolução máxima do EHT.

O anel luminoso que envolve o horizonte de eventos é assimétrico porque o buraco negro está em rotação. Na região inferior, a luz se move em direção ao observador e aparece mais brilhante, enquanto na parte superior a luz se afasta e aparece mais tênue. Isso permitiu determinar que o buraco negro gira no sentido horário.

As equações de relatividade geral formuladas por Einstein também previram que um horizonte de eventos deveria ter uma forma circular e tamanho proporcional à massa do buraco negro, de modo que esta imagem põe novamente à prova a célebre teoria. A relatividade geral explica o comportamento de objetos massivos, mas é incompatível com a mecânica quântica, que governa o mundo das partículas subatômicas.

Com esta imagem, os cientistas descobriram que as equações da gravidade se sustentam até mesmo sob as condições extremas ao redor do buraco negro, e Einstein voltou a sair incólume. "Nós medimos que [o horizonte de eventos] é extremamente circular. Ele se encaixa muito bem com as previsões da relatividade de Einstein ", disse José Luis Gómez, pesquisador do Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA), na coletiva de imprensa.

Um telescópio do tamanho da Terra

O buraco negro no coração da M87 fica a 55 milhões de anos-luz da Terra e é 6,5 bilhões de vezes mais massivo que o Sol. Observá-lo da Terra é comparável a ver da Lua uma bola de tênis na superfície de nosso planeta, disse Iván Martí-Vidal, pesquisador do Instituto Geográfico Nacional, na Espanha. Devido a um fenômeno físico chamado difração, há um limite para o tamanho de objetos distantes que podem ser vistos: quanto menores ou mais distantes, maior o telescópio necessário.

Neste caso, os cientistas escolheram detectar a luz que envolve o horizonte de eventos no comprimento de onda de aproximadamente um milímetro. Nesta faixa do espectro eletromagnético – entre infravermelho e micro-ondas – a luz pode contornar os obstáculos de gás e poeira do centro da galáxia M87 para o Sistema Solar na Via Láctea.

Mas, para observar o buraco negro naquele comprimento de onda seria necessário um radiotelescópio do tamanho da Terra. É por isso que foi criada a rede de telescópios do EHT, que unifica os dados provenientes de antenas nos EUA, México, Chile, Espanha e Antártica, por meio de um processo chamado de interferometria. Quanto mais observatórios são adicionados, e quanto mais distanciados eles estão um do outro, melhor a resolução que pode ser obtida do buraco negro na sincronização de suas observações.

Dois anos para revelar a 'fotografia'

O EHT coletou em abril de 2017 os dados que permitiram construir a nova imagem. Durante cinco dias completos, os oito radiotelescópios da rede, incluindo o Telescópio de 30 metros do Pico Veleta, em Serra Nevada (Granada), se sincronizaram com relógios atômicos para observar o centro da galáxia.

A enorme quantidade de dados coletados por cada observatório foi enviada em discos rígidos para uma central nos Estados Unidos. Eram quatro milhões de gigabytes no total. Um supercomputador combinou todas as observações, espaçando a reprodução dos diferentes telescópios para levar em conta a diferença de tempo entre a chegada das ondas eletromagnéticas a cada uma. Em seguida, astrônomos e engenheiros de computação analisaram os dados por dois anos.

Como os telescópios estão espalhados pelo mundo, mas não cobrem toda a superfície da Terra –– o que um telescópio gigante realmente faria –, um programa de inteligência artificial extrapolou os dados que faltavam para gerar a imagem mais provável de ser fiel à realidade. Não é uma fotografia autêntica, mas o que mais se aproxima.

Gómez ressalta ainda que o EHT de fato tirou quatro imagens reais consecutivas, nos dias 5, 6, 10 e 11 de abril de 2017, todas "analisadas com independência e com o mesmo rigor". As quatro imagens coincidem. Portanto, não há dúvida de que o buraco negro na M87 tem a forma mostrada.

Esperava-se que na coletiva de imprensa fosse apresentada a imagem de outro buraco negro: Sagitário A*, o corpo massivo no centro da nossa própria galáxia, a Via Láctea. Sagitário A* fica a 26.000 anos-luz de distância da Terra e, apesar de ter a massa de quatro milhões de sóis, estima-se que meça apenas 24 milhões de quilômetros de diâmetro – 17 vezes mais que o Sol.

Antxon Alberdi, diretor do Instituto de Astrofísica da Andaluzia, esclareceu que esta imagem não está pronta em razão de dificuldades técnicas, mas "será tomada". "A sensibilidade do EHT melhorará quando preenchermos a superfície do telescópio equivalente. Isso acontecerá com a adição de novos telescópios", diz Alberdi.

Fonte: Portal Vermelho A Esquerda Bem Informada

Agenda destrutiva - Bolsonaro oferta Amazônia aos EUA colocando Funai e indígenas em risco

    Agenda destrutiva

    Bolsonaro oferta Amazônia aos EUA colocando Funai e indígenas em risco 


    Para o presidente Jair Bolsonaro (PSL), existe uma “indústria” de demarcação de terras indígenas, sustentada por integrantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), que impede o desenvolvimento da Amazônia. “O que puder rever, eu vou rever”, disse sobre as demarcações de terras em entrevista à rádio Jovem Pan no último dia 8. A solução defendida pelo presidente é a exploração do território em “parceria” com os Estados Unidos.

    Por Lu Sudré, do Brasil de Fato

    Portal Brasil
      
    Os primeiros passos para fortalecer essa relação foram institucionalizados no mês passado. Durante visita diplomática aos EUA, Roberto Castelo Branco, secretário nacional de Relações Internacionais do Ministério do Meio Ambiente, assinou uma carta de intenção junto à Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid - United States Agency for International Development, em inglês), defendendo a exploração estrangeira na Amazônia.

    “É nosso entendimento mútuo que liberar o financiamento privado para empresas sustentáveis ​​na Amazônia fortalece a autonomia e o bem-estar das comunidades e empreendedores que dependem da floresta na Amazônia, e cria oportunidades para a conservação da biodiversidade, a restauração da terra e a redução do desmatamento, o que pode levar à substituição de práticas ilegais e insustentáveis por opções legais e sustentáveis”, diz o texto, que anunciou um fundo de investimento de US$ 100 milhões para a região, a maior parte financiada por empresas privadas.

    Sônia Guajajara, coordenadora da Articulação de Povos Indígenas do Brasil (APIB), critica os posicionamentos do presidente e as ações adotadas por seu governo. “A política do Bolsonaro tem se mostrado, desde a campanha, uma política genocida para os povos indígenas. A agenda dele pra Amazônia é uma agenda totalmente destrutiva. É isso que ele vem negociando: a entrega dos nossos recursos naturais para o estrangeiro”, ressalta Guajajara.

    De forma contundente, a indígena denuncia o desmonte da política indigenista no país: “Tudo isso é uma negociação clara [no sentido] de impedir a demarcação de terras indígenas ou de reverter territórios já demarcados e, com isso, negar nosso direito territorial, que é o direito a nossa própria identidade”.

    Segundo Carlos Marés, jurista e ex-presidente da Funai, para se pensar o desenvolvimento da Amazônia é necessário elaborar um plano global que considere seu papel no equilíbrio do ecossistema do planeta e na sobrevivência das populações originárias da região.

    "A primeira questão da Amazônia, se pensar em um planejamento, é perguntar aos povos que vivem na Amazônia, principalmente aos indígenas mas também aos quilombolas, ribeirinhos, seringueiros, como é que faz pra melhorar as condições de vida na Amazônia. Enquanto não perguntarem para essas populações, estarão destruindo", critica Marés. "Destruir a natureza da Amazônia é destruir as populações e se destruir as populações, se destrói a natureza. As duas coisas estão juntas. Qualquer perspectiva sem o planejamento que consulte os povos que estão na Amazônia e vivem lá, é devastador e colonial",

    O ex-presidente da Funai reitera que, de acordo com a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho – sobre povos indígenas e tribais –, todo e qualquer ato do governo deve passar por um processo de consulta a essas populações.

    Após afirmar que pretende rever as demarcações, Bolsonaro minimizou as especificidades dos indígenas e defendeu a possibilidade de venda das terras. "O índio é um ser humano igual a eu e você. Ele quer energia elétrica, ele quer dentista para arrancar o toco de seu dente que está doendo, ele quer médico, ele quer internet", disse.

    A declaração foi condenada por quem conhece de perto a resistência dos povos originários no Brasil. Em entrevista ao Brasil de Fato, um funcionário da Funai que preferiu não se identificar criticou o posicionamento do ex-presidente.

    “Muito mais do que ‘querer dentista para arrancar (sic) o toco (sic) de seu dente que está doendo’, o indígena quer fazer uma faculdade de odontologia, de enfermagem e de medicina, e quer voltar para a sua comunidade, manter a sua cultura viva, promovê-la e promover o bem-estar dos seus”, enfatiza.

    “Ao contrário do que ele [Bolsonaro] pensa, ou diz pensar, os indígenas não são seres humanos como ele, ou como nós. Só na Cabeça do Cachorro [Noroeste do Amazonas] são 26 etnias que coexistem há milênios e não têm a menor intenção de serem incorporadas ou 'aculturadas'. Daí, a necessidade de um órgão indigenista com profissionais que entendam essa especificidade”, diz o trabalhador da Funai, que atuou em Barcelos (AM) na área da saúde.

    Funai na mira
    Uma das primeiras medidas tomadas por Bolsonaro assim que chegou ao governo foi transferir ao Ministério da Agricultura a identificação, delimitação e demarcação de terras indígenas e quilombolas. Estas eram algumas das principais atividades executadas pela Funai nos últimos 30 anos, órgão que passou a ser subordinado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

    Na opinião de Carlos Marés, esse é mais um fator que sinaliza a articulação de uma política deliberada do governo Bolsonaro de desmonte das políticas indigenista – que, segundo ele, também ocorria no governo Temer (MDB): “Evidentemente é uma tentativa de esvaziar a própria Funai. E se ele tenta esvaziar a própria Funai é porque reconhece que ela tem uma participação indígena. Se lhe der força, ela irá defender os direitos indígenas”

    Para Sônia Guajajara, a Funai é considerada um empecilho para o governo: “A transferência [de ministérios] é uma forma disfarçada de extinguir. Ele [Bolsonaro] esfacelou a Funai toda e não tem como operar sem condições financeiras, sem autonomia”, lamenta. “A Funai virou essa moeda de troca, submissa à decisões do governo.”

    Amazônia vale ouro

    Não é apenas para “parcerias em prol do desenvolvimento” que setores estrangeiros miram a Amazônia. Um dossiê do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social publicado em março mostrou que cada vez mais a região é alvo do agronegócio e da mineração estrangeira.

    O documento aponta que no caso da mineração, por exemplo, várias empresas multinacionais atuam na região “sem o controle mais direto do Estado brasileiro”. “Os seguidos projetos de ocupação e intervenção do Estado brasileiro na região foram de subordinação aos interesses externos, com medidas que facilitam a exploração do território pelas grandes potências e empresas transnacionais, com isenções fiscais, empréstimos públicos, investimentos em infraestrutura e doações de terras”, informa o dossiê.

    Doutora em Relações Internacionais pelo Instituto Santiago Dantas e pesquisadora do Instituto Tricontinental de Pesquisa, Ana Penido defende um estado de alerta em relação às ações do governo Bolsonaro. “Tudo indica a venda generalizada do patrimônio nacional. É difícil falar que a Amazônia vai continuar sendo brasileira. Enquanto Estado brasileiro, talvez continue sendo, mas a riqueza, a cada dia que passa, é explorada por multinacionais estrangeiras”.

    Neste cenário, a avaliação de Marés, ex-presidente da Funai, é de que as tentativas de destruição da Amazônia e das políticas indigenistas continuarão, embora esteja convicto de que haverá forte resistência no caminho: “A grande defesa da Amazônia se fará, principalmente pelos povos indígenas”, finaliza. 

Fonte: Portal Vermelho A Esquerda Bem Informada

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Convite - Reunião ordinária do mês de abril


C O N V I T E



O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa convida para participar da reunião ordinária do mês de abril de 2019.
PAUTA:

1. Informes;

2. XIX Movimento Ecológico da Escola Presidente Humberto Castello Branco;

3. 40 anos do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa;  .

4. Movimentos Sociais na atual conjuntura.

Data: 15/04/2019 ( segunda-feira )
Hora: 9H
Local: Escola Pres. Humberto Castello Branco, Av. Dr. José Rufino 2.993, - Tejipió – Recife/PE
Sua presença será necessária para o desenrolar da luta pelo Parque Natural Rousinete Falcão nos CENTO E NOVENTA E DOIS HECTARES remanescentes de Mata Atlântica, reconhecida pela ONU como RESERVA DA BIOSFERA MUNDIAL
Coordenadores ( ras ):
Luci Machado - 98637.1747
José Semente - 98595.8666
Jacilda Nascimento - 99965.0916
Arlindo Lima - 98622.9518
Patricia Maria 99183.9762
Augusto Semente - 99258.7195

Mata Atlântica Sim!
Recife Merece Mais um Parque!


Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica





domingo, 7 de abril de 2019

Em SP, tucano Doria concede patrimônio público à inciativa privada


Em SP, tucano Doria concede patrimônio público à inciativa privada


O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou neste sábado (6) a entrega à iniciativa privada, o zoológico da cidade (1958) e o Jardim Botânico (1928) de São Paulo. Segundo a prefeitura, o projeto ainda está em fase de elaboração, com consultas às empresas que atuam no setor para formatação da proposta. 

Foto: Adriano Machado/Reuters
Em SP, Doria concede zoológico e Jardim Botânico à inciativa privadaEm SP, Doria concede zoológico e Jardim Botânico à inciativa privada
Doria afirmou que a licitação fará com que o governo deixe de gastar com a manutenção do Jardim Botânico. O espaço, que fica na região do Jabaquara, zona sul paulistana, necessita de cerca de R$ 4 milhões ao ano para conservação da estrutura que existe desde 1928. O local recebe cerca de 270 mil visitantes por ano e ocupa 20%, ou seja 100 hectares dos 500 hectares do Parque Estadual Fontes do Ipiranga.

O Jardim Zoológico, informou o governo do estado, tem receitas que superam os custos e recebe cerca de 1,3 milhão pessoas por ano. Aberto em 1958, o local abriga 2,1 mil animais em 40 mil metros quadrados.





Ainda não está definido qual será o modelo da concorrência. No entanto, provavelmente será usado o sistema de outorga, quando a licitação é ganha pelo grupo que oferecer maior valor para adquirir o direito à concessão.

O cronograma apresentado hoje prevê que o edital seja publicado em fevereiro de 2020, após passar por consulta pública em novembro deste ano. A concessão deverá valer por 35 anos.

Ginásio do Ibirapuera
Na semana passada, o governo de São Paulo já havia anunciado a concessão do Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, onde fica o Ginásio do Ibirapuera, para a iniciativa privada também por 35 anos e com investimento mínimo de R$ 220 milhões.



O complexo desportivo tem área total de 105 mil metros quadrados e é composto pelo Ginásio do Ibirapuera, pelo Estádio Ícaro de Castro Mello, pelo Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo, pelo Palácio do Judô e por quadras de tênis e prédios de administração.

Governador assina Concessão Privada de Parques Turísticos em Campos do Jordão
Na última quinta-feira (4), o governador tucano esteve em Campos do Jordão para assinar documentos que cedem o direto de uso de duas propriedade de exploração turística para empresas privadas.

Foram concedidos para a iniciativa privada o Parque de Capivari, que antes era administrada pela Estrada de Ferro de Campos do Jordão e fica localizado no centro turístico da cidade.

E também foi assinado o Contrato de Concessão dos Serviços de Ecoturismo no Parque Estadual, conhecido como Horto Florestal, localizado a 8 km do centro.

Descaso

O aceso às atividades culturais por pessoas de baixa renda deve ser ainda mais prejudicado. Segundo o levantamento da Abraosc, com o corte de verba, o ingresso gratuito aos sábados na Pinacoteca do Estado, por exemplo, será cancelado e um terço dos funcionários deverá ser demitido.

Já, nas Fábricas de Cultura, centros culturais localizados na periferia de São Paulo, há projeção do cancelamento de 250 ateliês e fechamento e redução do funcionamento de bibliotecas, prejudicando 7,5 mil frequentadores. Dessa maneira, os pontos de cultura também podem reduzir em 40% o acolhimento ao público na zona leste (4 mil pessoas), além de fechar orquestras, bandas, oficinas de férias e cursos noturnos.

Um levantamento da Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura (Abraosc) aponta impactos desse contingenciamento, como fechamento de teatros e museus, cancelamento de exposições, extinção de grupos artísticos, redução nos horários de funcionamento e demissão de funcionários. A Abraosc reúne entidades responsáveis por implementar boa parte das políticas da Secretaria do Estado, que já estão se mobilizando contra o decreto.

Uso do dinheiro público
No dia 30 de março, reportagem da Folha de S.Paulo denunciou que o governador fez uma grandiosa reforma interna no Palácio dos Bandeirantes sem divulgar valor gasto. A atitude é questionada. Uma servidora pública disse que houve uma grande repaginada nas salas e toda a decoração foi trocada, com lustres enormes, carpetes e tapetes novos e todo o móvel do local foi trocado. Mas a assessoria de imprensa do estado diz serem de manutenção.

Fonte: Portal Vermelho A Esquerda Bem Informada

sábado, 6 de abril de 2019

Jornada Lula Livre: Atos marcam um ano da prisão do ex-presidente

Jornada Lula Livre: Atos marcam um ano da prisão do ex-presidente

A Jornada Lula Livre marca os doze meses da prisão de um dos principais líderes do povo brasileiro e deve levar milhares às ruas em atividades e protestos marcados para acontecer de 7 a 10 de abril, nos quatro cantos do Brasil e em diversas cidades do mundo. Organizam os atos partidos e movimentos sociais que defendem a liberdade do ex-presidente Lula e a consideram uma prisão política.

Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
Lula Livre: Atos marcam um ano da prisão do ex-presidenteLula Livre: Atos marcam um ano da prisão do ex-presidente
Protesto a favor de Lula ocorreu na Praça da República, em Paris. RFI
ações prometem uma grande atividade no domingo (8) na Avenida Paulista. A concentração está marcada às 14h, na Praça do Ciclista. Caminhões de som, falas políticas e apresentações musicais devem marcar a Jornada Lula Livre, no domingo na capital paulista.

No Rio de Janeiro, as atividades já começam no sábado (6), às 13 horas, com Futebol pela Democracia (Club Politheama, Recreio). com a presença de Chico Buarque. No domingo (7), está programado um Festival da Democracia na Orla de Copacabana. Na segunda-feria (8), às 18h30 será lançado o Comitê Lula Livre no Rio (ABI).   

Em Curitiba-PR, caravanas oriundas de várias cidades do país devem marcar os doze meses da prisão do ex-presidente Lula com vários protestos durante o domingo (7). Em frente a Superintendência da Polícia Federal, no bairro Santa Cândida, a manifestação, marcada pelo Facebook já tinha mais de 1 milhão e 500 mil confirmações de participação.

Segundo a organização, a ideia do ato é reforçar a vigília já existente na região próxima à sede da PF na capital paranaense. Na programação inclui-se uma caminhada às 7h do Terminal do Boa Vista até o prédio da Polícia Federal. Também estão previstos atos políticos e apresentações culturais durante todo o dia.

Cronologia
No dia 4 de abril de 2018, logo após o Supremo Tribunal Federal (STF) negar a presunção de inocência ao ex-presidente Lula e autorizar a sua prisão, o juíz Sérgio Moro, mandou prender Lula no caso conhecido como triplex do Guarujá. 

A sexta-feira (6) até o fim da tarde do sábado (7) foi marcada por uma romaria no sindicato do ABC Paulista, onde Lula se encontrava. Milhares de pessoas fizeram uma virgília de sexta para sábado para dar força ao ex-presidente. Autoridades políticas, artistas, intelectuais, representantes de movimentos sociais e da sociedade civiel estiveram ao lado de Lula até ele se entregar à Polícia Federal às 17 horas. De São Paulo, Lula foi levado para a Superitendência da PF em Curitiba.
 


O então juiz Sérgio Moro, responsável da prisão do ex-presidente Lula, em sentença contestada por juristas do Brasil e do mundo, é hoje o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, do governo Bolsonaro, eleito após o ex-presidente ser impedido pela Justiça de disputar à presidência do Brasil, mesmo sendo disparado líder nas pesquisas de opinião nas eleições de 2018.

Agenda de atividades e protestos
O vídeo lançado pelo Comitê Lula Livre explica como serão as ativdades:


 

Segue abaixo a programação:

De 7 a 10 de Abril de 2019

No Brasil
Amazonas (AM)
Caminhada Feira do Mutirão - Cruzamento do Fuxico - 7h às 12h

Alagoas (AL)
Programação Cultural Artística e multirreligiosa
Orla lagunar - 14h


Amapá (AP)
- PANFLETAGEM E DIALOGO COM A POPULAÇÃO - Dia 07/04 (domingo), às 07:30 horas, na FEIRA DO BAIRRO NOVO HORIZONTE
- ATO CULTURAL - Dia 09/04 (terça-feira), às 17:00 horas, na Praça Veiga Cabral

Bahia (BA)
Bandeiraço
9h - Viadutos de Salvador
Passeata Lula Livre
15h - Campo Grande
Lula Livre
17h - Pernambuês
Aula Publica
17h - Cajazeiras
Lula Livre
16h - Estação da Lapa


Ceará (CE)
Bicicleata Lula Livre
Praia de Iracema – Dia 7 – 15h 
Ato Cultural - Praia dos Crush - 16h30
Lançamento do Comitê Estadual - Dia 08, na FETRAECE às 18h


Distrito Federal (DF)
Ações de rua Dia 7 - São Sebastião, Planaltina, Paranoá e Taguatinga.
Ato Nacional Dia 10 - STF - 14H


Espírito Santo (ES)
07/04- Café da manhã compartilhado Praia Camburi 
Com confecção material como faixas, cartazes, andanças, camisas com molde vazado
08/04 a 10/04- Pç.Vermelha e manifestação itinerantes em vários pontos Vitoria

Goiás (GO)
Lula Livre no Parque - Dia 7 - a partir das 15h - Lago das Rosas/Goiânia


Maranhão (MA)
Ato de rua - Dia 10 - programação a detalhar

Mato Grosso (MT)
Ato Lula Livre e contra o desmonte da Previdência - Dia 6, 8h30 Praça da República

Mato Grosso do Sul (MS)
Ato Lula Livre - Dia 06.04 às 9h no cruzamento da Av Afonso Pena com Rua 13 de Maio
ato de lançamento do Comitê Estadual com a presença de Lucélia Santos – Dia 08.04 às 18hs 

Minas Gerais (MG)
*Amanhecer das mulheres com Lula e Mil Vozes por Lula - Dia 7 - 9h - Praça Afonso Arinos
*Tenda Lula Livre - De 8 a 12 na Praça Sete
*Samba Lula Livre - Dia 12 - 17h - Praça Sete

*Festival Lula Livre - Dia 13 - Ocupação Pátria Livre

Pará (PA)
Dia 07/05 - Um ano de injustiça, Lula Livre Já!
Hora: 9h - Local: Praça da República- em frente ao Teatro da Paz
Dia 04 – Debate sobre a reforma da previdência e lançamento do comitê Lula Livre PA

Paraíba (PB)
Ato inter - religioso/ político e cultural - Dia 7 - Parque da Lagoa - 15h

Paraná (PR)
Atividades na vigília Lula Livre, com ato político - Dia 7 das 6h30 às 14h. Ato às 11h
*Dia 7 - Paraná das 6h30 às 14h. Ato às 10h
06h30 – concentração da militância no Terminal Boa Vista
7h40 – caminhada do Terminal Boa Vista para a Vigília, com chegada até 8h45.
09h00 – Bom dia Presidente Lula com as caravanas presentes na Vigília.
10h00 – Ato de encerramento da Caravana Lula Livre com Haddad e Jornada Lula Livre
14h30 – Boa tarde Presidente Lula
14h45 às 16h15 – Apresentação cultural com grupos musicais da vigília.
17h30 – Ato inter-religioso
19h00 – Boa noite presidente Lula.

*Plenária estadual para criar os Comitês Lula Livre em todo Paraná - 10 de abril (quarta-feira)
8h30 às 12h 
LOCAL: Rua José Antonio leprevost, 291, bairro Santa Cândida, na Quadra Superação.

Pernambuco (PE)
Dia 7
Festival de Pipas Gigantes e Encontro de Blocos pela Democracia * Dia 7 – Marco Zero, Recife - 15h
*Ato politico Cultural * Praça do Arsenal - Recife - 15h
*Vigilia e Romaria *Caetés, no sitio onde Lula Nasceu - 6h30 ate 12h
Dia 8
* Ato politico-ecumênico - 19h - Praça do Morro da Conceição

Rio de Janeiro (RJ)
Festival Democracia e Justiça - Dia 7 - Orla de Copacabana, Posto 3 - 15h 
Atividade em Madeureira “Lula Livre e contra a Reforma da Previdência” – 13h Parque Madureira
Ato Político Lançamento do Comite Lula Livre Rio - Dia 8 – ABI - 18h30
Panfletagem, banquinhas e microfone aberto no Centro da Cidade - Dia 9 - Saídas de metrôs e balsa
Ato em frente ao TRF-2 Em organização centralizado pelo Resista - Dia 10

Rio Grande do Norte (RN)
Bandeiraço Lula Livre - Na feirinha de Ponta Negra - as 9h - dia 7

Rio Grande do Sul (RS)
Festival Lula Livre em Porto Alegre - Dia 7 – 12h, Memorial Prestes
Vigília Pela liberdade de Lula. Dia 10 - Local: Largo Glenio Peres.

Santa Catarina (SC)
Lançamento do Comitê Estadual Lula Livre em Florianópolis - Dia 10 – Fecesc

São Paulo (SP)
Ato Lula Livre – Dia 7 - Av. Paulista - Praça do Ciclista - 14h

Encontro Cultural Lula Livre em Penápolis, Araçatuba, na Praça 9 de Julho, Dia 7 – 14h 
Festival Lula Livre - Dia 7, a partir das 18hs, na Praça do Vale. Presidente Prudente 
Panfletagem em vários pontos de Campinas convocando para o ato político. Dia 8
Palestra “Prisão política do presidente Lula e suas consequências” com dr. Luiz Eduardo Greenhalgh, um dos advogados de Lula, no Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Sorocaba. Dia 8, 19h.
Show Lula Livre com Mistura Popular - Dia 9, 21h30 - Bar Al Janiah
Grande ato Lula Livre de Campinas e região no Largo do Rosário Marielle Franco. Dia 10 - Às 18h 

Tocantins (TO)
Acampamento da Jornada Lula Livre - De 7 até 10 em Palmas

Limeira (SP)
07/04 - Roda de conversa e diálogo político.
08/04 - Carro de som e panfletagem na Unicamp-FCA
09/04 - Carro de som e panfletagem na FT-Unicamp
10/10 - Panfletagem e carro de som na praça Ary Barroso e nos pontos de ônibus da região central.

ATIVIDADES EM OUTRAS DATAS
Dia 1
São Paulo
Boa noite na Republica
18h ate 19h30

17h - Aula Publica com Gleisi e Luiz Marinho sobre reforma da Previdência

18h - Plenaria e criação do Comitê Lula Livre SP"

Dia 2
Paraná
Plenária Popular - 19h 
No Pinheirinho, Curitiba
Pernambuco
Plenária da Militância Lula Livre
18h - Sind. Bancários Recife
Rio de Janeiro
Plenária de Mobilização
18h - Sind. Bancários RJ
Distrito Federal
Plenária Comitê DF - 19h – STIU
São Paulo
Reunião Comitê Lula Livre e FBP
18h - Diretório do PT Pres. Prudente

Dia 3
São Paulo

Leilão Lula Livre
Às 19h30 no Bar Sabiá, Rua Purpura
Vila Madalena
Boa noite Presidente Lula no Largo da Batata
- São Paulo - 18h
Slam Democracia e Liberdade
Largo da Batata - SP - 19H30
Rio Grande do Norte
Banca da FBP 
Das 14 as 18h na UFRN – Natal
Rio Grande do Sul
Panfleteação no campus central da UFRGS 
17h, Porto Alegre

Dia 4
Amapá
PANFLETAGEM E DIÁLOGO com a população na FEIRA DO BAIRRO BURITIZAL.
Horário: 16:00 às 18:00 horas
Rio Grande do Norte
Formação e bate papo com a população - CBTU em Natal
Panfletagem e bandeiraço
Praça Keneddy em Natal - 15h
Bandeiraço Lula Livre e contra a Reforma da Previdência
Fiat Ponta Negra - Natal - 16h
Bahia
Mostra internacional de Arte Urbana 
18h - Santo Antônio – Salvador
Pará
Plenaria contra Reforma da Previdência e Lançamento do Comitê PA - 18h - no sindicato dos bancários
São Paulo
Tribuna Lula Livre - 18h - Praça Ramos, São Paulo
Rio Grande do Sul
8h Panfleteação no Terminal Rui Barbosa (região central)
17h Panfleteação nas paradas de ônibus da Avenida Salgado Filho. Em Porto Alegre
Ato Lula Livre na USP - 18h na FFLCH

Dia 5
Rio Grande do Sul
* Início da Caravana Lula Livre em Porto Alegre
17h concentração para caminhada com Fernando Haddad, Gleisi Hoffmann e Manuela D'avilla no Glenio Peres.
19h Ato Público de Lançamento da Jornada Lula Livre
no Teatro Dante Barone, em Porto Alegre
Rio Grande do Norte
Panfletagem no IFRN 
Natal - 11 as 13h
Panfletagem e Bandeiraço
Calçadão do Midway - 15h
Bahia
Audiência Publica na AL-BA
9 horas
Distrito Federal
Banquinha na Rodoviaria
Brasilia 14h
Espírito Santo
Vigília Lula Livre Pç. Vermelha
com abordagens, mural, bazar, sebo
São Paulo
19h - Palestra no Sindicato dos Bancários de Guarulhos com o advogado do Lula - R. Paulo Lenk, 128 - Jardim Zaira

Dia 6
CARAVANA LULA LIVRE COM HADDAD EM Santa Catarina

11h00 - Ato da Caravana por Lula Livre na Escadaria do Rosário.
12:30 - reunião com lideranças partidárias: PT, PSOL, PDT, PCdoB e movimentos sociais.

Rio Grande do Norte

Dialogo em Feiras Livres
Manhã
Lançamento do Comitê Lula Livre Monte do Sol
20 h - Rua Monte do Sol"

Rio de Janeiro
Amanhecer com Lula 
Organizado pelas mulheres no RJ
Futebol com Chico Buarque e Amigos, por Lula Livre
15h no Clube Polytheama,

Rio de Janeiro
Bip bip na Jornada Lula Livre
com Roda de conversa e Roda de Samba
20h no Bip bip

Bahia
Trompetaço em Salvador 12h
Lula Livre na Praça da Dinha
Rio Vermelho Salvador - 19h

Minas Gerais
Encontro Lula Livre
06 de abril às 14h no Armazém do Campo BH

Maranhão
Plenária Lula Livre em São Luis - Hotel Abvile. Das 9 as 12 horas

Espírito Santo
9h as 13h local a definir
Plenária super ampliada de Comitês Lula Livre

São Paulo
14h - Ato Lula Livre em Vicente de Carvalho no Guarujá
Local: Praça próxima ao número 630 da Rua Thiago Ferreira

Dia 12

Sergipe
Sessão Especial para denunciar a prisão arbitrária de Lula. 
Câmara de Vereadores de Aracaju - 9h

Dia 13
Rio de Janeiro
Sarau Lula Livre 
Raízes do Brasil - 14h

No mundo

Protesto a favor de Lula ocorreu na Praça da República, em Paris. 
Veja a seguir:
AMÉRICA DO NORTE

MEXICO
1.Acto por la libertad de Lula da Silva
Coletivo Regina de Sena México Brasil contra o Golpe
Data: 7/4
Horário: 12h às 13h
Local: Angel de la Independencia 06500 Cidade do México – MEX

USA
2. Aula aberta, show e exposição: Lula livre- The fight to free Lula and regain democracy in Brazil.
Com o lançamento do Comitê Lula Livre EUA - Free Lula Committee USA
Organização: The People’s Forum, Comitê Defend Democracy in Brazil, Coletivos Alerta, BRADO, Humanas e Mulheres da resistência no Exterior.
Dia: 6/04
Horario: 18:30- 23hs
Local: 320 W. 37th ST, Nova York- 🇺🇸 
3. Lula livre- The fight to free Lula and regain democracy in Brazil
Coletivos BRADO/DDB/Mulheres da resistência no Exterior/
Dia: 6/04
Horario: 6:30pm
Local: 320W 37th ST NY, 🇺🇸 
4. Lula Livre - Free Lula Saint Louis
Data: 07/04
Horário: 14h às 15 h.
6600 Delmar Blvd, University City, Mo 63130-4503, Saint Louis 🇺🇸 
5. Ato e Passeata Lula Livre
Comitê Lula Livre EUA/ Free Lula Committee USA
Dia: 07/04
Horário: 14hs
Local: Union Square & 14th Street, Nova York 🇺🇸 
6. Ato Mundial Lula Livre Boston/ Worldwide Protest to Free Lula
Dia: 7/4
Horário: 16h às 19h
Local: Quincy Market,4 South Market Street, Boston 02109 🇺🇸
7. Abraçao Lula livre – Los Angeles
Ato do Coletivo por um Brasil Democratico
Dia: 7/4
Horario: 17:30 às 19:30
Local: Em frente ao the Theatre at Ace Hotel, 929 S – Broadway Street,
Los Angeles 90015

AMERICA DO SUL
URUGUAY
8. Acto por Lula Livre Montevideo 
Data: 05/04
Horário: 18h
Local: Plaza De La Bandera, Montevideo UY

EUROPA 
ALEMANHA
9. Colação Coletiva dos adesivos Lula Livre em Berlim 
- Comitê Lula Livre Berlim
Data: 06/04
Horário: 16h
Concentração: Em frente à embaixada do Brasil 
Berlim 🇩🇪 Kassel 🇩🇪 Frankfurt 🇩🇪
10. Deutsche Initiative Lula Livre 
Zusammen für Lula Livre Hamburg
Dia 7/4
Horário: 11h às 12h
Local: Landungsbrücke, Hamburgo. 
11. Lula Livre em Köln 
Brasil em Debate Colônia
Data: 7/4
Horário: 13h às 15h
Local: Köln Domplatte, Colônia 🇩🇪
12. Deutsche Initiative Lula Livre 
Ato Mundial pela liberdade de Lula
Dia: 7 de Abril
Horário: 15h às 17h.
Local: Marienplatz - Munique 🇩🇪 
13. Jornada Mundial Lula Livre/Marielle Presente 
- Dill: Deutsche Initiative Lula Livre
Dia: 7/4
Horário: 15h às 18h
Local: Ecke Poststr/An der Suerst, Bonn 🇩🇪 
14. Deutsche Initiative Lula Livre 
- Ato Mundial Lula Livre
Data: 07/04
Horário: 16h às 18h
Local: Römerberg, Frankfurt 🇩🇪
15. Deutsche Initiative Lula Livre - 
- Kundgebung Freiheit für Lula (Ato Lula Livre)
Dia: 7 de Abril, domingo
Horário: 16h a 18 h
Local: Hermannplatz, 10967, Neukölln, Berlim 🇩🇪 
16. Deustche Initiative Lula Livre 
Jornada Mundial Lula Livre Tübingen
Data: 7/4
Horário: 16h às 18h
Local: Gartenstrasse 4, 72074 Tübingen 🇩🇪 
17. Comitê Lula Livre Berlim - Freiheit für Lula Berlin 
Prisão de Lula e a Lava Jato - Palestra e Debate com Jessé Souza
Data: 09/04
Horário: 18h-21h.
Karl-Liebknecht-Haus: Kleine Alexandrstr. 28, 10178 Berlim 🇩🇪
18. Café pela Liberdade de Lula Ulm 🇩🇪 a confirmar endereço @⁨Elisabete⁩ ????

AUSTRIA
19. Ato Mundial Lula Livre 
Committe FreeLula Áustria
Data: 7/4
Horário: 15h às 18h
Local: Stephansplatz, em frente à Vigilkapelle da Stephansdom - Viena A🇹

DINAMARCA
20. Pela Democracia, Lula Livre e pela vida de Marielle
Data:07/04
Horário: 15 às 17
Local: Jens Kofods Gade 1, st th, 1268 Embaixada do Brasil em Copenhague 🇩🇰
21. Picnic Jornada Lula Livre em Aarhus
Data: 7/04
Horario: 16:00 às 18:00
Local: Botanisk Have Peter Holms
Vej, 8000 Aarhus

ESPANHA
22. Comité Internacional de Madrid Doña Marisa Leticia
Libertad para Lula- Por un Brasil sin presos políticos 
Data: 5/04
Horário: 12h
Local: Sede de UGT 
C/ Maldonado 53, Madrid 🇪🇸 
Metro Nunes de Balboa / Diego de León
23. Ato Mundial Lula Lula Livre Barcelona 
Data: 7/4
Horário: 12h às 14h.
Local: Cascada Del Parque De La Ciudadela, Barcelona 🇪🇸
24. Comitê Lula Livre Madri
- Ato do Coletivo pelos Direitos no Brasil
Dia 7 de Abril
Horário: 13:30h
Plaza Tirso de Molina, Madri, 🇪🇸

FRANÇA
25. Jantar/ Concerto Lula Livre em parceria com o Jornal l'Humanité e o PCF
Artistas: Mônica Passos, Marc Madoré, Jorge Bezerra Jr e Jean- Baptiste Marino
Dia: 6/4
Horário: 18h
Local: Salle de La Ferme - 31, av. Henri Barbusse, Viry Châtillon - 91170 🇫🇷 
26. Comitê parisiense de Solidariedade a Lula
- Ato pela liberdade de Lula
Dia: 7 de abril, domingo
Horário: 15h a 18h
Local: Esplanada do Trocadéro, Paris 🇫🇷

HOLANDA
27. Coletivo Amsterdam pela Democracia no Brasil 
Ato Mundial Lula Livre
Data: 7/04
Horário: 14:00 horas
Local: Praça De Dam, Amsterdã 🇳🇱 

ITALIA
28. Comitato Italiano Lula Livre
Atto di solidarietà per Lula
Data: 4/7
Horário: 18h às 20 h.
Local: Corso Italia, Roma 🇮🇹
29. Coletivo Bologna per la Democrazia in Brasile
Ato Mundial Lula Livre 
Data: 7/04
Horario: 17h00min horas
Local: Piazza Nettuno, 40123, Bolonha 🇮🇹

PORTUGAL
30. Núcleo PT Lisboa
365 dias de injustiça
Data: 7/04
Horário: 16 hr.
Local: Largo Luiz Camões, 1200-234, Lisboa PT.
31. Vozes do Mundo 
- Ato por Lula Livre
Data: 7/04
Horário: 16 hr. as 19 hr.
Local: Praça 8 de Maio, 8, 3000-300, Coimbra 🇵🇹

REINO UNIDO
32. Comitê Lula Livre UK 
- FREE LULA ‘Free Lula London Tour’
Data: 07/04
Horário: 13h30 hr 
Local: Embaixada do Brasil em Londres 🇬🇧 
33. ‘Free Lula! For Democracy in Brazil’
Brazi Liberation Front - Manchester UK
Data: 07/04 
Horário: 15h
Local: Picadilly Gardens 
Manchester UK 🇬🇧
34. ‘Ato Free Lula’ 
Data: 10/04
Horário: 5h30
Local: Embaixada do BRASIL em Londres 🇬🇧 

SUIÇA
35. Rassemblement pour Lula 
Comitê Lula Livre Genebra
Data: 7/04
Horário: 15h às 17h
Local: Place des Nations, 1202, Genebra 🇨H

SUÉCIA
36. Freedom for Lula, a politica prisoner
Estocolmo
Data: 06/04
Horário: 17:00 as 20:00 horas
Local: Kungsgatan 84, Kungsholmen Stockholm, Sverige
Suécia 🇸🇪

OCEANIA

AUSTRALIA
37. Jornada Mundial Lula Livre Melbourne 
Data: 7/4 
Horário: 17:15h às 19h 
Local: State Librabry of Victoria, 328 Swanston Street, Melbourne 3000 A🇺 
38. Free Lula Sydney 
Coletivo Justiça Social Na Austrália
Data: 7/4
Horário: 11h às 12h
Local: Sydney Town Hall 483 George Street, Sydney A🇺

Fonte: Portal Vermelho A Esquerda Bem Informada