sábado, 27 de abril de 2013

Câmara presta homenagem a líderes comunitários

Câmara presta homenagem a líderes comunitários

Câmara presta homenagem a líderes comunitários
Representantes de associações, conselhos, federações e de vários grupos ligados ao movimento popular no Recife participaram na manhã desta sexta-feira, 26, da reunião solene proposta pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) em homenagem ao Dia do Líder Comunitário, celebrado em 15 de abril.

Morador do Alto José Bonifácio e antigo líder daquela comunidade, o parlamentar destacou a luta histórica do movimento popular, que foi combatido durante a ditadura militar no País. Disse ainda que ele voltou a crescer a partir dos anos 1980, com a criação da Confederação Nacional das Associações de Moradores, a CONAM. “Muitas comunidades se transformaram no Recife e em Pernambuco graças ao trabalho dos líderes. Mas infelizmente as pessoas não reconhecem esse trabalho sem remuneração”.

Almir Fernando falou ainda da importância de conquistar e agregar pessoas para esta causa. “As conquistas chegaram por causa da união do povo. A gente tem que aplaudir e agradecer a todos que passaram por associações”. O parlamentar lamentou ainda o enfraquecimento das entidades populares a partir dos anos 2000. “O movimento popular não avançou, mas o meu gabinete está imbuído nessa luta para que ele volte a crescer. Enquanto estiver aqui vou fazer essa homenagem à categoria”. Terminou o discurso citando lideranças falecidas que trabalharam em vários bairros do Recife, como Marluce Santiago da Silva, do Morro da Conceição, João do Cigarro, de Casa Amarela, e Edson Vieira, do Alto do Refúgio.

Durante a solenidade, teve o lançamento do livro “Memórias do Movimento Comunitário”, de Ademir Torres, nascido e criado no bairro do Coque e ex-diretor da CONAM-PE. Na tribuna, ele disse que a publicação resgata um passado de luta, sofrimento e dificuldades. “Temos uma história muito importante para apresentar ao País. Na década de 20, por exemplo, aqui no Recife, na Vila São Miguel, já se discutia reforma urbana. Muitos tombaram na Guerrilha do Araguaia e na luta pela democracia para que a gente hoje estivesse nessa Casa. Quem está agora no movimento tem uma responsabilidade grande, não pode se isolar, tem que mobilizar e ir para rua porque nada substitui a organização do povo”.

Presidente da Federação das Associações de Moradores dos Núcleos de Cohab e Similares de Pernambuco, Femocohab, Antônio Filgueira Galvão Filho lamentou a falta de renovação no movimento e fez um convite aos jovens para se engajarem nesta luta. Destacou ainda que Pernambuco é o único Estado da Federação com um dia dedicado ao líder comunitário. “No seu dia a dia, ele é o psicólogo, médico, delegado, quando participa de atritos familiares, conselheiro. Tudo passa pelo líder. Precisamos de luta e união para renovar esse movimento”.

A reunião solene foi presidida pelo vereador Aderaldo Pinto (PRTB) e fizeram ainda parte da Mesa Lúcia Barbosa, representante das lideranças comunitárias, Paulo Cezar, da CONAM-RN,  Marcos Quirino, da CONAM-PE, e Luciana Santos, deputada federal pelo PCdoB.

Em 26.04.13, às 13h34. 

Fonte: site Cãmara Municipal do Recife - Casa de José Mariano

_____________________________________________________

Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica

Leia mais!

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Terceira terça do mês reunião do Conselho

 5º reunião do conselho da RVS Mata do Engenho Uchoa

Dia: 16.04.2013 ( terça-feira )
Hora: 9H
Local:, Escola Presidente Humberto Castello Branco
Av. Dr. José Rufino, 2.993 – Tejipió – Recife/PE.
Tel. 3252.9941 / 3181.2956

Pauta:
1 - Leitura da ata da reunião do dia 19/03/13;
2 - Informes sobre a elaboração da Resolução do Conselho Gestor RVS Mata do Engenho Uchoa
3 - Informes da carta elaborada sobre participação dos Conselheiros;
4 - Elaboração do Plano de Manejo do Conselho Gestor  RVS Mata do Engenho Uchoa;
5 - Elaboração do Regimento Interno do Conselho Gestor  RVS Mata do Engenho Uchoa;



Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa

Contatos:
Luci Machado - 8637.1747
José Semente - 8595.8666
Jacilda Nascimento - 9965.0916
Arlindo Lima - 8622.9518
Patricia Maria - 9183.9762
Augusto Semente - 9258.7195

Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica







Leia mais!

terça-feira, 9 de abril de 2013

OUTRA VEZ POESIA

OUTRA VEZ POESIA

Mais uma edição ( 6ª ) do Poesia na Panela promovida pelo grupo Adiante, numa tarde de domingo, no barzinho Point do Turista, e continuando pela noite.

Foi mais um momento barrense emanando da panela da resistência leituras e recitais de poemas, músicas e intervenções político-culturais. Aconteceu no dia sete do corrente com incío às 17h, no Barro, Recife.

A TCM Arrebenta Sapucaia! teve o prazer de participar com as presenças de Edmar Neto, José Semente e Augusto Semente. José Semente, de sua autoria, leu o poema O ABACAXI. O CAJU E O MILHO e disse o PRELÚDIO PARA UMA CRIANÇA DANÇARINA ( musicado por Ednaldo Andrade - Maestro Caruaru ) e Augusto Semente usou da palavra exaltando a paz e a felicidade sem esquecer a importância da soberania nacional.

O recital foi muito concorrido com a participação de alguns bairros e algumas cidades onde os amantes da poesia e da música se pronunciaram com toda força sobre a marginalização do artista que não tem acesso aos instrumentos adequados e aos meios de comunicação. Não pode ser diferente, com a injustiça reinando no comando da monopolização. É a necessidade da reforma dos meios de comunicação de massas vindo à tona.

Momentos como esse aflorando pela força da arte, aqui, ali e acolá é a resistência conduzindo a luta até a explosão do anúncio da democracia.

Salve a arte, a política e a organização do povo.


_________________________________________________

Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica




Leia mais!

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Tejipió e a Batalha das Tabocas


Tejipió (bairro, Recife)

Semira Adler Vainsencher
Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco

Chama-se Tejipió, desde o século XVII, a grande extensão de terra existente na margem esquerda do rio Tejipió. Este rio nascia em um lugar chamado Manucaia, no extremo da freguesia da Várzea, município do Recife com o de São Lourenço da Mata, atravessava as terras dos engenhos São Francisco e São João, banhava o engenho Jangadinha, recebia o ribeiro Pacheco (que vinha do engenho Sucupira Torta), e atravessava as terras dos engenhos Peres, Uchoa e Ibúra. Seguia pelo Cabo, fazia uma curva para desembocar na ponte do Motocolombó, indo desaguar no mar, a leste da ilha do Nogueira, em um lugar chamado Mercatudo. Neste local, segundo a Descrição de Pernambuco de 1746, existiam quatro curtumes de sola, com 42 escravos.

De acordo com os lingüistas, o nome Tejipió provém de uma alteração da palavra tupi tejupió, uma corruptela de teyu’piog, que significa raiz de teju, uma planta que existia em abundância naquelas terras.

A localidade existia bem antes da invasão dos flamengos. Dela fazia parte um engenho de açúcar pertencente a Sebastião Bezerra. Todo o açúcar fabricado chegava ao Recife em caixas de madeira, através de pequenos barcos. Com o passar do tempo, essas caixas foram substituídas por sacos de algodão.

Depois de 1630, o engenho foi abandonado por seus proprietários e confiscado pelos holandeses, sendo vendido como uma grande fazenda a João Fernandes Vieira, em 1645. Ele, por sua vez, construiu uma bela casa para residir.

Quando foi deflagrada a luta contra os holandeses, acampou em Tejipió a tropa vinda da Bahia, sob o comando dos mestres-de-campo André Vidal de Negreiros e Martin Afonso Moreno. Essa tropa tinha se juntado ao exército independente pernambucano, na povoação do Cabo de Santo Agostinho. Foi de Tejipió, inclusive, que partiram muitos soldados valorosos para a jornada que resultou na batalha das Tabocas.

Em meados do século XVIII, das ruínas da vivenda de João Fernandes Vieira, erigiu-se uma capela sob a invocação de Nossa Senhora do Rosário. De acordo com uma placa fixada na soleira da porta principal, a capela situava-se a 21,45m acima do nível médio do mar. Esse templo deu sepultura, em seu cemitério privativo, aos membros da igreja e aos filhos (até a idade de sete anos), de João Fernandes Vieira, estendendo o benefício às pessoas pobres.

Em 1819, mediante um aterro, o governador de Pernambuco, Luís do Rego Barreto, construiu uma estrada para Tejipió. Isso veio facilitar a comunicação do povoado com a cidade do Recife. A primeira estrada de rodagem, porém, que ia de Afogados até Areias, só foi construída em 1836.

Vale registrar, apenas a título de ilustração, que Castro Alves morou no Barro - caminho de Tejipió -, com Eugênia Câmara, o maior amor de sua vida. Portuguesa de nascimento e dez anos mais velha que o poeta, ela era considerada a melhor atriz do Império. Foi por ele homenageada em versos, no Teatro Santa Isabel.
 Recife, 24 de julho de 2003.

FONTES CONSULTADAS:

COSTA, F. A. Pereira da. Arredores do Recife. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, 1981.

FRANCA, Rubem. Monumentos do Recife: estátuas e bustos, igrejas e prédios, lápides, placas e inscrições históricas do Recife. Recife: Secretaria de Educação e Cultura, 1977.

GUERRA, Flávio. Velhas igrejas e subúrbios históricos. Recife: Fundação Guararapes, 1970.
COMO CITAR ESTE TEXTO:
Fonte: VAINSENCHER, Semira Adler. Tejipió (bairro, Recife). Pesquisa Escolar Onlline, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <
>. Acesso em: dia  mês ano. Ex: 6 ago. 2009.


____________________________________________________________________



Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica




 


Leia mais!

Palestra Parque Guararapes

Prezados Sr (a),

É com grande satisfação que venho em nome da equipe da UFPE que integra o Projeto do “Plano Urbanístico e de Regularização Fundiária do Assentamento Habitacional na Área de Domínio da União do Parque Histórico Nacional dos Guararapes - PE”, convidar aos representantes das instituições envolvidas neste projeto, para participarem da palestra da representante do IPHAN-PE, Gisela Montenegro, e da Arquiteta Vitoria Régia autora do Projeto de Reabilitação do Parque Nacional dos Guararapes.

O Evento será realizado no dia 16 de abril as 14:30, no Auditório Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE.

Gostaria que este  convite fosse estendido às lideranças da área, aos estudantes e, aos demais interessados, para que tomem conhecimento e possam debater o Projeto, que, certamente, trará impactos ao Parque, aos seus moradores e a RMR.

Agradeço desde já a presença de todos.

Cordialmente,

Suely Leal
Coordenadora
Fones: 21268311; 34662625; 91173610

_______________________________

Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica

Leia mais!

Pulsações Poéticas do Recife

08.04.2013 - 10h04

Poesia urbana é o tema do Café em Pasárgada nesta terça (9/4)

Recital “Pulsações Poéticas da cidade” irá reunir grupos de poetas variados em mais uma edição do projeto
O Espaço Pasárgada, equipamento cultural administrado pela Secretaria de Cultura (Secult-PE)/Fundarpe, recebe na próxima terça-feira (09 de abril), o encontro Pulsações Poéticas da Cidade - recital reunindo grupos de poesia dos bairros, grupos de difusão, associações, blogueiros, fanzineiros e poetas individualmente. O evento será realizado em palco montado na rua, a partir das 18h30, com entrada gratuita.

O encontro faz parte do projeto de jornalismo cultural Café em Pasárgada, sob a curadoria de Marcelo Mário de Melo, e tem o objetivo de dar visibilidade à dinâmica poética dos bairros do Recife, pela ação de grupos que mantêm uma ação permanente de criação e difusão da poesia por meio de recitais, debates, concursos e encontros de poetas. Também foram convocados os grupos extra-bairros, que realizam recitais e performances poéticas. Além dos responsáveis  por fanzines, blogs e outros recursos das mídias sociais. A participação está aberta aos poetas e declamadores em geral.

Haverá a gravação de um vídeo a ser utilizado na divulgação de um processo poético ainda pouco conhecida do grande publico, mas que mantém uma ação contínua na cidade e já conta com grupos e figuras que se destacam pela qualidade da construção poética e a força expressiva da declamação. Diversos grupos de poesia, poetas e declamadores, confirmaram  a presença no evento e a participação está aberta aos poetas do Recife em geral.

Serviço:Café em Pasárgada apresenta Pulsações Poéticas da Cidade
Terça-feira,9 de abril, às 18h30
Espaço Pasárgada - Rua da União, 263 - Boa Vista

Fonte: FUNDARPE - Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco

____________________________________________________

Foto aéreaa da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica

Leia mais!

sábado, 6 de abril de 2013

Poesia na Panela
















Hora 16H
__________________________________________________

Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica




Leia mais!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Conselho Municipal de Meio Ambiente debate ações para 2013

Conselho Municipal de Meio Ambiente debate ações para 2013

Reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente

Com a presença da maioria de seus integrantes, o Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM) discutiu hoje (04) as principais ações a serem realizadas em 2013 pela Prefeitura do Recife, além da organização da II Conferência Municipal de Meio Ambiente. O encontro, que ocorreu na sede da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), reuniu representantes de entidades ambientalistas, instituições de ensino superior, movimento popular, setor empresarial e de diversos órgãos dos governos Municipal, Estadual, Federal.

Ao abrir a reunião, a presidente do conselho e secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa, ressaltou a intenção do governo em estreitar, cada vez mais, os laços com a sociedade civil. “Vamos trabalhar para fortalecer a relação junto ao COMAM. Queremos, de verdade, construir a política de meio ambiente do Recife de forma transparente e conjunta com a sociedade. É neste sentido que estamos aqui apresentando as principais ações a serem realizadas pelo Município este ano”, afirmou.

Entre as atividades enumeradas, estão a reforma do Jardim Botânico – já em andamento -, a meta de plantar 100 mil árvores em quatro anos e a implantação de Núcleos de Educação Ambiental na cidade. Na ocasião, também foi aprovada a minuta de um edital para a sociedade civil apresentar projetos relacionados ao setor. Agora, o documento segue para apreciação da Secretaria de Assuntos Jurídicos. Ao todo, serão destinados R$ 360 mil para essa seleção pública, com recursos provenientes do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

O conselheiro Yuri Barros, representante da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educação (FASE), destacou a relevância de os membros do COMAM terem participado da construção da minuta desse documento. “Foi muito importante o edital ter passado pelo conselho antes de sua publicação. Nós tivemos a oportunidade de contribuir no processo. Em outros momentos, não houve essa apresentação prévia”, declarou Barros.

No final da reunião, os membros do conselho ainda definiram uma comissão organizadora para planejar a II Conferência Municipal de Meio Ambiente, que deve acontecer até o final de julho. Criado pela Lei Municipal n° 15.707/92, o COMAM é um órgão de participação direta dos recifenses nas políticas de preservação do Meio Ambiente e de desenvolvimento sustentável da cidade.

Foto: Lú Streithorst/PCR

Fonte: Blog do Meio Ambiente Recife
Leia mais!

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente

PCR realiza reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizará amanhã (04/04), às 14h, a primeira reunião do ano com o Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM). Na ocasião, serão debatidas as ações da secretaria para 2013, editais de projetos para sociedade civil, além da eleição dos novos conselheiros e a Conferência de Municipal de Meio Ambiente. O encontro ocorrerá na Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), situada na Avenida Conde da Boa Vista, no Centro da cidade.
Criado pela Lei Municipal n° 15.707/92, o COMAM é um órgão de participação direta dos recifenses nas políticas de preservação do Meio Ambiente e de desenvolvimento sustentável da cidade.

Afora os membros da PCR, o conselho é formado por representantes do Governo Federal (IBAMA), entidades ambientalistas (APEEF, Unieco, Fase, SOS 4 PATAS), movimento popular (Federação das Entidades Comunitárias do Ibura/Jordão e Sociedade das Mulheres Negras de Pernambuco), universidades (UFPE, UFRPE) e setor empresarial (DSTH e ADEMI).

Finte: Blog do Meio Ambiente Recife

____________________________________________

Foto aérea da Mata do Engenho uchoa 192ha de Mata Atlântica



Leia mais!