sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Vitoria! Usina de lixo não será mais instalada na Mata do Engenho Uchoa

Clique no link abaixo e assista ao video sobre o Decreto que foi  assinado pelo prefeito João da Costa revogando a autorização para instalação da CTDR - Central de Tramento e Destinação de Resíduos na Mata do Engenho Uchoa.
 
http://www.youtube.com/watch?v=peYI3VSomeI&feature=em-share_video_user

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Mata do Engenho Uchôa será área de preservação ambiental

DECRETO

 

Mata do Engenho Uchôa será área de preservação ambiental

 

Atualmente cerca de 270 mil moradores de 11 bairros vivem no entorno da Mata


29/11/2012 14:46 - IVSON MENEZES, da Folha de Pernambuco


O decreto que garante a preservação da Mata do Engenho Uchôa, área remanescente de Mata Atlântica, localizada na Bacia do rio Tejipió, foi assinada no final da manhã desta quinta-feira (29) pelo prefeito do Recife, João da Costa. O documento torna possível a reintegração de 5,5 hectares da vegetação.

Atualmente cerca de 270 mil moradores de 11 bairros vivem no entorno da Mata. As localidades são: Areias, Caçote, Jiquiá, Estância, Barro, Tejipió, Ibura, Jordão, Cohab, Ipsep e Imbiribeira. De acordo com um dos líderes do Movimento de Defesa da Mata Uchôa, professor José Semente, o ato é importante para ajudar na implementação do Parque Natural Rousinete Falcão -Mata Engenho Uchoa/Mata Atlântica. "Estamos nesta luta há mais de 30 anos. É um passo importante, mas ainda temos muito para conquistar", frisou. A área total da Mata do Engenho Uchôa abriga diversas espécieis numa extensão territorial de 192 hectares.

Prefeito assina decreto de preservação da Mata do Engenho Uchoa

Decreto Mata Uchoa
| 29.11.12 - 13h32

Prefeito assina decreto de preservação da Mata do Engenho Uchoa

João da Costa assinou decreto que garante preservação da Mata Uchoa. Foto: Inaldo Menezes
O Prefeito do Recife, João da Costa, assinou na manhã desta quinta-feira (29) em seu gabinete, no prédio sede da PCR, o decreto que garante a preservação da Mata do Engenho Uchoa, localizada na Bacia do Rio Tejipió. A área é a única de Pernambuco a possuir os três biomas: mangue, restinga e Mata Atlântica. Na esfera municipal, a Mata faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) de 192 hectares e é uma forte referência paisagística da cidade.

No nosso governo consolidamos um conjunto de ações muito importantes para construir uma política pública de sustentabilidade na cidade do Recife. A assinatura do decreto é mais um passo da nossa gestão em defesa ao meio ambiente”, afirmou João da Costa.

Com o ato, será possível a reintegração de 5,5 hectares da Mata, que voltará a ter sua função original, de preservação ambiental, contribuindo para o equilíbrio ecológico da cidade. Também beneficiará mais de 270 mil moradores que vivem nos 11 bairros localizados em seu entorno, sendo eles: Areias, Caçote, Jiquiá, Estância, Barro e Tejipió, da Região Político-Administrativa (RPA) 5; e Ibura, Jordão, Cohab, IPSEP e Imbiribeira, da RPA 6.

É um avanço do ponto de vista ambiental para a área, e com isso estaremos atendendo aos anseios do povo do Recife pela preservação do meio ambiente”, disse o secretário de Meio Ambiente, Durázio Siqueira

Fonte: site Prefeitura do Recife

Prefeito João da Costa assina Decreto que preserva área da Mata do Engenho Uchoa

Preservação
| 29.11.12 - 09h23

Prefeito João da Costa assina Decreto que preserva área da Mata do Engenho Uchoa

Na manhã desta quinta-feira (29), o prefeito João da Costa realiza a assinatura do Decreto que garante a preservação da Mata do Engenho Uchoa, área remanescente de Mata Atlântica, localizada na Bacia do Rio Tejipió. A solenidade acontecerá às 11h, no gabinete do gestor, situado no 9° andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife.

O ato tornará possível a reintegração de 5,5 hectares da Mata, que voltará a ter sua função original, de preservação ambiental, contribuindo para o equilíbrio ecológico da cidade. Também beneficiará mais de 270 mil moradores que vivem nos 11 bairros localizados em seu entorno, sendo eles: Areias, Caçote, Jiquiá, Estância, Barro e Tejipió, da Região Político-Administrativa (RPA) 5; e Ibura, Jordão, Cohab, IPSEP e Imbiribeira, da RPA 6.

A ação é positiva, pois é de extrema importância que esta área seja preservada, pela riqueza de ecossistemas que abriga”, declara o secretário de Meio Ambiente, Durázio Siqueira. A área é a única do Estado de Pernambuco a possuir os três biomas: mangue, restinga e Mata Atlântica. Na esfera municipal, a Mata do Engenho Uchoa faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) de 192 hectares e é uma forte referência paisagística do Recife. Além disso, é fonte de pesquisa e produção de conhecimento para escolas, faculdades e universidades da Região Metropolitana.

Fonte: site Prefeitura do Reccife

Prefeito assina decreto de preservação da Mata do Engenho Uchoa

Engenho Uchoa

 

Prefeito assina decreto de preservação da Mata do Engenho Uchoa

 

Integrantes do movimento de defesa da área ainda esperam construção de parque natural


 

Publicado em 29/11/2012, às 09h49

 

Do JC Online

 

Atualizada às 12h

Mata do Engenho Uchoa abriga três biomas diferentes no Recife / Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Mata do Engenho Uchoa abriga três biomas diferentes no Recife

 

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem


A preservação da Mata do Engenho Uchoa, que fica entre as Zonas Oeste e Sul da cidade do Recife, foi finalmente garantida nesta quinta-feira (29). O prefeito João da Costa assinou, nesta manhã, decreto que prevê a proteção da área.
Com a medida, será possível reintegrar 5,5 hectares da Mata, que vão contribuir para o equilíbrio ecológico do espaço. Mais de 270 mil moradores de 11 bairros localizados nos entornos da região também serão beneficiados.
A Mata do Engenho Uchoa é o que restou da Mata Atlântica na Bacia do Rio Tejipió. O espaço é o único no Estado a abrigar três biomas: mangue, restinga e Mata Atlântica. Na esfera municipal, a Mata do Uchoa é considerada Área de Proteção Ambiental (APA).
Há dez anos a Prefeitura pensa em construir um parque natural na região, mas o projeto nunca saiu do papel. Essa é uma das principais reivindicações dos integrantes do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa, que também estarão presentes na cerimônia desta quarta.
Em julho do ano passado, o Governo Estadual criou um conselho gestor para atuar na preservação da região, considerada Unidade de Conservação. O Estado é dono de 20 hectares da Mata.

Decreto garante a preservação da Mata do Engenho Uchoa

Mata Atlântica»

Decreto garante a preservação da Mata do Engenho Uchoa

Publicação: 29/11/2012 09:09 Atualização:   Diario de Pernambuco

 

O prefeito João da Costa assina hoje o decreto que garante a preservação da Mata do Engenho Uchoa, área remanescente de Mata Atlântica, localizada na Bacia do Rio Tejipió. A solenidade acontece no final da manhã, no gabinete do prefeito.

O ato torna possível a reintegração de 5,5 hectares da Mata, que voltará a ter sua função original, de preservação ambiental, contribuindo para o equilíbrio ecológico da cidade. De acordo com a prefeitura, a medida também vai beneficiar mais de 270 mil moradores que vivem nos 11 bairros localizados no entorno: Areias, Caçote, Jiquiá, Estância, Barro e Tejipió, da Região Político-Administrativa (RPA) 5; e Ibura, Jordão, Cohab, IPSEP e Imbiribeira, da RPA 6.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Durázio Siqueira, a ação é de extrema importância, pela riqueza de ecossistemas que abriga. A área é a única do Estado de Pernambuco a possuir os três biomas: mangue, restinga e Mata Atlântica. Na esfera municipal, a Mata do Engenho Uchoa faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) de 192 hectares e é uma forte referência paisagística do Recife. Além disso, é fonte de pesquisa e produção de conhecimento para escolas, faculdades e universidades da Região Metropolitana.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Conselho Gestor vai à PCR cobrar medidas de proteção à Mata do Engenho Uchoa

 
26 de Novembro de 2012

O Conselho Gestor do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Engenho Uchoa vai à Prefeitura do Recife cobrar a autuação dos responsáveis pelas agressões à flora e à fauna da Mata, ocorridas em setembro passado, bem como a colocação de placas no entorno da reserva informando que se trata de área de preservação. Essa e outras medidas foram definidas durante a primeira reunião do Conselho realizado na última terça-feira (20), na Escola Presidente Humberto Castello Branco, em Tejipió, Zona Oeste do Recife.

conselho_gestor
Primeira reunião do Conselho Gestor da Mata do Engenho Uchoa

Na pauta do encontro, posse dos conselheiros que não participaram da solenidade ocorrida no Parque de Dois Irmãos; elaboração do dossiê sobre o histórico do Movimento para encaminhar ao prefeito eleito, Geraldo Julio (PSB), e o agendamento de oficina para elaboração do plano de trabalho do Conselho Gestor para 2013.

Incialmente foram apresentados os membros e as lideranças que atuam no Movimento de Defesa da Mata do Engenho Uchoa, ocasião em que foram lembrados o Dia da Consciência Negra, que se comemora na mesma data, e o nome de Zumbi dos Palmares.

Durante a reunião, foi lembrada ainda a passagem em novembro de duas datas relevantes para a história do Brasil e do mundo: o dia 7 de novembro, quando se comemorou, este ano, os 95 anos da Revolução Russa; e o dia 23 de novembro, quando se celebra a Insurreição de 1935.

Ao final do encontro ficou acertada também a formação da comissão encarregada de produzir o dossiê do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa. A próxima reunião ficou maraca para o dia 4 de dezembro (terça-feira), às 9h, na Escola Presidente Humberto Castello Branco.

Participação


A primeira reunião do Conselho Gestor da Mata Uchoa foi coordenada por Giannina Cysneiros, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), e secretariada por Jacilda Nascimento, que integra o Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa desde o início de suas atividades.

A Semas informou que não recebeu respostas dos ofícios enviados à CPRH, à Secretaria de Meio Ambiente da PCR e à Companhia Independente de Policiamento Ambiental da Policia Militar de Pernambuco (Cipoma), solicitando esclarecimentos quanto às agressões ocorridas nos dias 14 e 22 de setembro. A representante da CPRH na reunião informou que solicitou informações ao órgão e foi informada que quem autuou foi a prefeitura.

Participaram do encontro, Samanta Della Bella, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH); Giannina Cyesneiros e Ana Sacramento, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas); Flávio Reis, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, da Prefeitura do Recife; Adalberto Tavares, da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco; Jorge José Araújo, da Universidade de Pernambuco (EPE).

A sociedade civil esteve representada por Luiz Fernando, da Associação Pernambucana de Defesa da Natureza (ASPAN); Alexandre Moura, da Associação Ecológica de Cooperação Social – ECOS; Luci Machado e José Semente, do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa; João da Ronda e Débora Valentim, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB.

Também presentes representando a sociedade civil, Luana Lopes do Nascimento, da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (Umes); Valter Libano (Vavá) e Carlos Antônio Florêncio da Paz, da Federação Cultural dos Bois e Similares do Estado de Pernambuco – FECBOIS.

E mais: Aluísio Figueirôa, do Orçamento Participativo de Meio Ambiente (OP); Antônio Bernardino Filho, da Central Única dos Trabalhadores (CUT); Flávio da Silva, do Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social – PREZEIS; e Hildemarcos Florêncio e Lucilene Vasconcelos, da Escola Presidente Humberto Castello Branco.

É a luta: Conselho Gestor dos 20 ha e a determinação pelo Parque Natural com 120 hectares.

Da Redação do site, com informações do Movimento de Defesa da Mata Uchoa

Publicado site Deputado Luciano Siqueira

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Conselho Gestor e a 1ª reunião

O Conselho Gestor do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Engenho Uchoa fez a sua primeira reunião no dia 20 / 11 / 2012 na Escola Presidente Humberto Castello Branco com a seguinte pauta: posse dos conselheiros que não estavam no Parque de Dois Irmãos, elaboração do dossiê sobre o histórico do Movimento pela preservação da Mata para encaminhar ao prefeito eleito e agendamento de oficina para elaboração do plano de trabalho do Conselho Gestor para 2013.
A reunião foi coordenada por Giannina Cysneiros ( Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco - SEMAS ) e secretariada por Jacilda Nascimento uma das pessoas que participa desde o início do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa.

Para iniciar houve uma apresentação dos membros e lideranças que atuam no Movimento. Nesse momento foi lembrado o Dia da Consciência Negra ( 20 de novembro ) e o nome de Zumbi dos Palmares. Outro participante entusiasmado com a lembrança desse fato histórico brasileiro citou o dia 7 de novembro, dia que comemora-se a Revolução Russa (este ano são 95 anos) e o dia 25 de novembro da insurreição de 35 sendo o mês de novembro muito emblematico.

Do Poder Público compareceram com os seus respectivos representantes: Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH ( Samanta Della Bella ), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco - SEMAS ( Giannina Cyesneiros e Ana Sacramento ), e PCR, SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA e DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (  Flávio Reis ). Universidade Federal de Pernambuco - UFPE ( Adalberto Tavares ) e a Universidade de Pernbambuco - UPE (  Jorge José Araujo ).
Da Sociedade Civil participaram com seus respectivos representantes: Associação Pernambucana de Defesa da Natureza - ASPAN (Luiz Fernando ), Associação Ecológica de Cooperação Social – ECOS ( Alexandre Moura ), Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa ( Luci Machado  e José Semente ), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB ( João de Ronda e Débora Valentim ), União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas - UMES ( Luana Lopes do Nascimento ), Federação Cultural dos Bois e Similares do Estado de Pernambuco – FECBOIS ( Valter Libano - Vavá e Carlos Antonio Florêncio da Paz  ), Orçamento Participativo de Meio Ambiente - OP ( Aluisio Figueirôa ), Central Única dos Trabalhadores -  CUT ( Antonio Bernardino Filho ), Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social - PREZEIS ( Flavio da Silva ), Escola Presidente Humberto Castello Branco ( Hildemarcos Florêncio e Lucilene  Vasconcelos ).

A SEMAS informou que não recebeu respostas dos ofícios enviados à CPRH, à Secretaria de Meio Ambiente da PCR e à Companhia Independente de Policiamento Ambiental da Policia Militar de Pernambuco - CIPOMA, solicitando esclarecimentos quanto às agressões ocorridas nos dias 14 e 22 / 09 / 2012 a representante da CPRH na reunião informou que solicitou informações ao órgão e lhe disseram que quem autuou foi a PCR.
Concluída a reunião foram deliberadas: uma comissão para ir à PCR cobrar, por escrito, a autuação feita no local da agressão ambiental e cobrar a colocação de placas no entorno da Mata informando que é uma área de preservação; comissão para produzir o dossiê do Movimento em defesa da Mata do Engenho Uchoa e a próxima reunião ficou para o dia 04 / 12 / 2012 às 9H na Escola Presidente Humberto Catello Branco.

É a luta : Conselho Gestor dos 20ha e a determinação pelo Parque Natural com CENTO E NOVENTA E DOIS HECTARES.

Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

No Dia de Zumbi, ativistas cobram titulação de terras quilombolas

BRASIL
20 de Novembro de 2012 - 11h53        

No Dia de Zumbi, ativistas cobram titulação de terras quilombolas

Ao som de atabaques e agogôs, religiosos de vários afoxés (cortejos vinculados ao candomblé) fizeram nesta terça-feira (20), Dia da Consciência Negra, a lavagem simbólica do busto de Zumbi dos Palmares, no centro da capital fluminense. O momento foi também de comemorar a melhora de indicadores de igualdade racial e cobrar ações em favor das comunidades quilombolas.



Mesmo sob chuva, o cortejo reuniu dezenas de pessoas. De acordo com a ekede (um dos cargos mais altos entre os candomblecistas) do Axé Tumbenganga, Carla Bueno, faz parte do fundamento das religiões de matriz africana reverenciar os mais velhos, os ancestrais, “aqueles que detêm o conhecimento”, entre eles, Zumbi dos Palmares.

“Essa é uma lavagem simbólica, por causa do tempo. Colocamos flores, passamos água de cheiro, que é uma mistura feita de ervas sagradas, para comemorar a festividade de Zumbi, um antepassado, um mártir que não podemos deixar esquecido”, explicou.

Ainda está prevista para hoje a apresentação da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, conhecida pelo samba-enredo Kizomba, Festa da Raça, de Martinho da Vila.

Segundo o presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro, Paulo Roberto Santos, que organiza a manifestação, este ano foi um marco para população negra. Ele destacou a adoção das cotas pelas universidades federais e nos concursos públicos no Rio. Além disso, citou indicadores que começam a apontar redução das diferenças salariais entre negros e brancos.

“Há uma diminuição da distância salarial entre negros [pretos e pardos] e não negros, além da queda da disparidade entre os negros e brancos desempregados”, disse Santos, ao citar pesquisa do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), do governo de São Paulo

O estudo demonstra que, em 2011, o rendimento médio por hora de negros (pretos e pardos) era R$ 6,28, o equivalente a 61% do valor para o restante da população, R$ 10,30. A pesquisa indica ainda que a diferença entre as taxas de desemprego de negros e não negros diminuiu nos últimos anos, embora a do primeiro segmento ainda supere a do segundo, em 2011 (12,2% e 9,6%, respectivamente). Essa diferença, de 2,6 pontos percentuais, correspondia a 7,2 pontos percentuais, em 2002.

Na capital fluminense, Santos também destacou a revitalização do Cais do Valongo, área onde os pesquisadoras estimam o desembarque de milhares de africanos escravizados, e o tombamento do prédio Docas Dom Pedro II, onde foram achadas peças arqueológicas.

Ele cobrou o avanço na titulação de terras de comunidades quilombolas no estado, pelo governo federal.

Sobre a Comunidade Quilombola Marambaia, na Baía de Sepetiba, onde há uma base militar da Marinha, Santos disse que espera uma solução. “[A regularização] é muito difícil porque eles [os militares] se acham soberano da terra. Mas vamos vencer porque a terra é de quem vive nela, é direito”, destacou.

Das cerca de 30 comunidades quilombolas fluminenses que defendem o reconhecimento da terra que ocupam, conforme garante a Constituição, apenas duas têm a posse garantida. É o caso de Campinho, em Paraty, no sul do estado, e Preto Forro, em Cabo Frio, na Região dos Lagos.

Procurado pela Agência Brasil, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Brasília, não informou sobre os processos parados na autarquia.

Fonte: Agência Brasil

Publicado site do Vermelho

..

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Pernambuco celebra Semana da Consciência Negra

Pernambuco celebra Semana da Consciência Negra Debates, peças de teatro, dança, música e capoeira. Desta segunda-feira (19) a domingo (25), é comemorada em Pernambuco a Semana da Consciência Negra. Para celebrar o evento, o Governo do Estado promove uma série de atividades no Recife, em Olinda e em Caruaru, no Agreste do Estado, buscando refletir sobre a importância do negro na formação cultural do estado e do país. Além de atividades culturais em diversas linguagens, o evento busca, através do debate, fortalecer as memórias, histórias e a identidade cultural no negro. A Semana é promovida pela Diretoria de Equipamentos Culturais em parceria com a Coordenação para Povos Tradicionais e Populações Rurais do estado. A programação acontece no Museu do Estado de Pernambuco, Museu de Arte Contemporânea, Museu de Arte Sacra de Pernambuco, Museu Regional de Olinda, Museu do Barro de Caruaru, Cinema São Luiz, Teatro Arraial, Espaço Pasárgada, Torre Malakoff, Casa da Cultura e Centro de Artesanato de Pernambuco, e é totalmente gratuita. Segundo André Araripe, assessor da Diretoria de Equipamentos Culturais, a ideia é ocupar esses espaços com atividades que tratam da igualdade racial e do processo de construção dessa identidade. "Vamos buscar, através de uma programação que abrange várias linguagens, fazer um debate sobre o tema de forma consciente e colaborativa", afirma o assessor. Confira abaixo a programação completa: Centro de Artesanato Segunda (19) - Abertura da Semana da Consciência Negra 14h - Debate "Especificidade e Diversidade Cultural - Um debate necessário" com representantes do Museu do Homem do Nordeste e do Museu da Abolição, da Sociedade das Mulheres Negras de Pernambuco e Aparecida Mendes, liderança do Movimento Quilombola. Teatro Arraial Segunda (19) - 19h - Cine Cabeça temático Quarta (21) - 20h - Espetáculo "Negro de Estimação", do Visível Núcleo de Criação. Quinta (22) - 20h - Espetáculo "Memórias", do Grupo Bacnaré (Balé de Cultura Negra do Recife). Cinema São Luiz Terça (20) - 19h - Lançamento do documentário Malunguinho - Direção de Felipe Peres. Mesa de debate com diretor e entrevistado do filme; Apresentação do resultado do projeto "Tem Preto na Tela" / Exibição do curta "Um dia de Bêji", direção coletiva Quilombolas da Xambá / Mesa de debate com Guitinho, do Coco Bongar e Terreiro Xambá Quarta (21) - 19h - Exibição dos filmes "Uma história de futebol", de Paulo Machline e "Moro no Brasil", de Mika Kaurismäki, com debatedores convidados. Quinta (22) - 19h - Exibição dos Filmes "Carolina", de Jeferson De e "Vida de menina", de Helena Solberg, com debatedores convidados. Espaço Pasárgada Terça (20) - 18h - Sarau + Vídeo "Poeminflamado", de Mario Pickman, sobre o poeta França, com recital. Quinta (22) - 19h - Cine Pasárgada "Notas sobre uma oréstia africana", de Pasolini; Palestrante José Luiz Soares; Documentário "Terra deu, Terra come" sobre comunidade quilombola, de Rodrigo Siqueira. Curadores do Cine Pasárgada: Fernando Mendonça e Raquel do Monte Museu de Arte Contemporânea – MAC Terça (20) a sábado (24) - 14h às 19h - Cozinha: Laboratório de vivências em arte contemporânea, tecnologias e culturas livres. Museu Regional de Olinda – Mureo Terça (20) - 15h - Debate com Patrimônio Vivo: Maracatu Leão Coroado / Exposição Fotográfica "Um outro olhar sobre Olinda". Casa da Cultura Terça (20) a Quarta (28) - Mostra de Artesanato. Terça (20) - 10h - Celebração Afroinculturada; Coral dos Arautos 14h30 - Maracatu Tambores d'Olorum 16h - Afoxé Nação Ilê Xambá Quarta (21) - 10h - Palestra: "A origem da cultura pernambucana e a influência afro" com o pesquisador Roberto da Silva. 11h00 - Recital de Poesia (Poetas negros: Catro Alves e Solano Trindade), Canutilho Produções. 15h30 - Apresentação de Capoeira, parceria Unicap. Museu do Estado de Pernambuco – Mepe 20 a 25/11/2012 - 09h às 17h (Domingo - 14h às 17h) - Visitação temática abordando o tema da Consciência Negra, a partir do acervo do Museu. 24/11/2012 - 15h - Show do grupo musical Lepê e Alguns. Museu de Arte Sacra de Pernambuco – Maspe Terça (20) a domingo (25), de 9h às 17h - Visitação temática abordando o tema da Consciência Negra, a partir do acervo do Museu. Domingo (25) - 10h - Show do grupo musical Lepê e Alguns. Torre Malakoff Domingo (25), de 15h às 21h - Ações de Literatura e atrações musicais (Soltura de livros, Contação de histórias, Banda de pífanos de Conceição das Crioulas, Coco Bongar). Museu do Barro de Caruaru – Mubac Terça (20) a Sábado (24), de 9h às 17h - Exposição 'O santo é de barro'. Fonte: G1 P _______________________________________________________ Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica

domingo, 18 de novembro de 2012

Connselho Gestor da UC da Mata Uchoa e Semas se reúnem na próxima terça

Connselho Gestor da UC da Mata Uchoa e Semas se reúnem na próxima terça

16 de Novembro de 2012

O Conselho Gestor da Unidade de Conservação da Mata do Engenho Uchoa se reúne na próxima terça-feira (20) às 9h, na Escola Presidente Castelo Branco, localizada na Av. José Rufino, Tejipió, Zona Oeste do Recife. O encontro atenderá convocação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), do Governo do Estado.


Vista_area_Mata_Uchoa

Vista aérea da Mata do Engenho Uchoa, na Zona Oeste do Recife

Durante a reunião serão empossados os conselheiros da UC da Mata Uchoa que não participaram da cerimônia de posse no Parque Dois Irmãos, há cerca de dois meses.  Ainda na pauta do encontro, a elaboração de dossiê sobre o histórico do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa, que será encaminhado ao prefeito eleito do Recife, Geraldo Julio, bem como o agendamento de oficina para elaboração do plano de trabalho do Conselho Gestor para 2013.

A Semas está cobrando da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do  Recife e da 1º Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente de Pernambuco -CIPOMA, informações sobre as agressões à flora e à fauna da Mata Uchoa ocorridas nos dias nos dias 14 e 22 de setembro, denunciadas pelo Movimento em Defesa da Mata.

Da Redação do site, com informações do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa

Publicado: Site Deputado Luciano Siqueira

sábado, 17 de novembro de 2012

Encontro reúne lideranças do movimento de moradia de todo país

MOVIMENTOS
16 de Novembro de 2012 - 17h28        

Encontro reúne lideranças do movimento de moradia de todo país

Durante este final de semana, cerca de 100 lideranças de moradia de todo país estão reunidas no Conselho Nacional das Entidades Associadas (Conea), da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam). O encontro acontece no Hotel San Rafael, em São Paulo (SP). Para comemorar os 30 anos da entidade, será lançada durante o Conea, nesta sexta-feira (16), por volta das 19h, a Revista Habitar.

O Conea começou na quinta (15), com o Seminário de Qualificação para as Lideranças Comunitárias, no Ciclo Orçamentário e Lei Complementar 141, sobre a legilalção do Sistema Único de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde.



Durante o encerramento, que será no sábado (17), as lideranças presentes fazem um balanço e encaminhamentos do movimento, além de divulgar um calendário de atividades para o próximo período. 

"Depois do nosso congresso, que acontece a cada quatro anos, o Conea é um outro momento importante para que possamos trocar experiências, fazer formação e traçar novas atividades para o movimento em defesa da moradia digna em todo país", declarou ao Vermelho Bartíria Lima da Costa, presidenta da Conam, presente no evento.

Paraíba

O estado da Paraíba está representado no encontro por Upirakitan Santos, que é secretário-geral da Federação Paraibana do Movimento Comunitário, além de pertencer à diretoria nacional da Conam.

"Nossa luta no estado da Paraiba vem se concretizando e ganhando grandes proporções no cenário nacional. Existe uma ocupação feita em um prédio do INSS onde ao longo de cinco anos estamos mantendo famílias. Muitas já foram contempladas por programas de moradia do governo. Temos orgulho em dizer que a gestão público de nosso estado e do município de João Pessoa absorveu e acolheu a nossa luta", explicou Upiraktan.

Para tanto, a Federação paraibana mantém uma parceria com o governo do município de João Pessoa e também com a Companhia Estadual de Habitação Popular. "A força da Conam fez com que estivéssemos credenciados para obter recursos para reformar esse prédio, bem no centro de João Pessoa. Há uma proposta do projeto para que possamos construir 48 unidades habitacionais para as famílias de baixa que estão no prédio, que já é nosso", completou a liderança da Paraíba.

Ele contou orgulhoso que o antigo prédio do INSS se tornou um símbolo da luta por moradia no município, "Tem um histórico de ações de reintegração de posse e, depois de cinco anos, o prédio foi comprado pelo ministério das cidades e repassado para a Conam para tranformá-lo em moradia. Aguardamos orientações do Ifam[Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional], já que é um prédio histórico e precisa passar por adequações", disse Upiraktan.

Cerca de 200 famílias passaram pelo prédio, que atualmente abriga 50 famílias. Na parte inferior, há um centro comercial informal e, agora, eles tentam transformar o espaço em um minishopping, para garantir a sustentabilidade econômica dessas famílias.

Para 2013, a entidade tem um projeto para construir 600 unidades habitacionais em todo o estado. "Estamos discutindo com a Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), que vai entrar com a infraestrutura. Desse total, 200 unidades serão em João Pessoa e demais unidades nos outros municípios, que entrarão com os terrenos. Estamos com cerca de 90% das etapas cumpridas e tudo leva a crer que concretizaremos as construções", comemorou ele.

As 600 unidades devem ser construídas simultaneamente a partir de janeiro, com recursos do Minha Casa Minha Vida Entidades para famílias de zero a três salários minimos.

Conselho Nacional das Entidades Associadas (Conea), da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam)
Endereço:
Hotel San Rafael
Largo do Arouche, 150, S. Paulo

Deborah Moreira
Da redação do Vermelho

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Estudantes ocupam as ruas de Tejipió em defesa da Mata do Engenho Uchoa

 14 de Novembro de 2012
 
Cerca de mil estudantes participaram sábado (10) de caminhada em defesa da Mata do Engenho Uchoa e pela implantação no local do Parque Natural Rousinete Falcão, objeto de luta do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa há décadas. A passeata percorreu a Avenida Dr. José Rufino, em Tejipió, até a entrada do bairro do Pacheco, Zona Oeste do Recife, nos dois sentidos.

caminhada_mata_uchoa
Mobilização de jovens estudantes em defesa do meio ambiente. Fotos: Escola Humberto Castello Branco



O evento integrou o XII Movimento Ecológico, atividade pedagógica realizada há 11 anos pela Escola Presidente Humberto Castello Branco, em Tejipió, cujo tema, este ano, foi Qualidade de Vida.

Além da caminhada, as atividades do XII Movimento incluíram visita à mata e cumprimento de tarefas. O grupo de alunos foi dividido em equipes diferenciadas por cores que representavam elementos da natureza, como os animais, as florestas, o Sol, às águas, o ar, a Terra e o solo, e um de seus predadores, representado pelo lixo.

Segundo os organizadores do evento, o objetivo é despertar nos estudantes o interesse pela ecologia, bem como interagir com as comunidades, a partir da observação do comportamento no interior da própria escola.

caminhada_pela_mata_uchoa_1
Alunos da Escola Humberto C. Branco caminham pela Avenida Dr. José Rufino

Ao final da caminhada as equipes foram submetidas a uma avaliação. A mesa julgadora, composta por cinco membros, contou com a participação das professoras Suelen Belo, Gabriela Calado e Eliane, além de Alexandre Moura, da ECOS - Associação Ecológica de Cooperação Social, e Mychellyn Carvalho, do Centro Escola Mangue.

Segundo os coordenadores do Movimento em Defesa da Mata Uchoa, “com mais de 100 entidades e lideranças contribuindo para a luta e cerca de mil jovens estudantes bradando alegremente nas ruas pela implantação do Parque Natural Rousinete Falcão só resta uma pergunta: Quando será sua implantação?”, questionam.

Da Redação do site, com informações do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa

Publicado: Site do Deputado Luciano Siqueira

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Reunião Conselho Gestor UCRVS Mata do Engenho Uchoa

Prezados (as) Senhores (as)

Em continuidade ao processo de Implementação do Conselho Gestor da Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Mata do Engenho Uchoa, estamos convidando-os a participarem da reunião que será  realizada no próximo dia 20 de novembro de 2012 às 09:00h, na Escola Presidente Castelo Branco localizada na Av. José Rufino em Tejipió. Como pauta, trataremos dos seguintes assuntos:
  1. Posse dos conselheiros (que não estavam no Parque de Dois Irmãos);
  2. Elaboração de dossiê sobre o histórico do movimento pela proteção da Mata para encaminhar ao prefeito eleito;
  3. Agendamento de oficina para elaboração do plano de trabalho do Conselho Gestor para 2013.
Gostaríamos de solicitar aos conselheiros que fazem parte da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do  Recife e da 1º Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente de Pernambuco -CIPOMA, que busquem informações sobre o ofício circular de nº 005/2012 enviado a esses órgãos no período de 05 a 07/11/2012 pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade, onde solicitamos esclarecimentos quanto as agressões ocorridas na Unidade de Conservação nos dias 14 e 22/09/2012. Contamos com sua participação.

Atenciosamente,
Ana Cláudia Sacramento de Paula
Analista Ambientall
Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMAS
Fone: (81)3183-5523
_______________________________________________
Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

MIL VOZES ESTUDANTIS NAS RUAS PEDINDO O PARQUE NATURAL


 Disse o escritor russo Máximo Gorki: A juventude tem a face do amanhã e no sábado ( 10 / 11 / 2012 ) cerca de mil estudantes caminharam na Av. Dr. José Rufino, em Tejipió, Recife, cantando e bradando pela implantação de um Parque Natural nos 192ha da Mata do Engenho Uchoa. Foi mais uma realização da Escola Presidente Humberto Castello Branco em defesa da Mata: XII Movimento Ecológico.


 

Nesse Evento não faltam as cores para realçar o entusiasmo da juventude estudantil além do papel pedagógico a cumprir. O Movimento se constitue de uma visita à Mata, uma caminhada e cumprimento de tarefas propostas e uma surpresa que serão executadas ou não por equipes cada  uma de uma cor. A Vermelha representa os animais; a Verde, as florestas; a Amarela, o Sol; a Azul, as águas; a Branca, o ar; a Preta, o lixo; e a Laranja criada esse ano, a terra, o solo. O objetivo é motivar os estudantes para o interesse pela Ecologia fazendo uma interação com as comunidades.

O tema esse ano foi QUALIDADE DE VIDA.
 

E a metodologia que orientou os trabalhos esse ano foi contribuir para um meio ambiente melhor partindo da observação do comportamento no interior da unidade escolar. A caminhada foi pela Av. Dr. José Rufino até a Entrada do Pacheco, saindo da Escola e voltando para a mesma. No fim da caminhada as equipes foram submetidas a uma avaliação orientada pelo cumprimento ou não das tarefas. A mesa julgadora é composta por cinco membros. Esse ano a compuseram as professoras Suelen Belo, Gabriela Calado e Eliane, Alexandre Moura ( da ECOS - Associação Ecológica de Cooperação Social  ) e Mychellyn Carvalho ( do Centro Escola mangue  ).

Nesse XII Movimento as equipes tiveram a oportunidade de impressionar como destaque a mesa julgadora na seguinte ordem: a Verde, a Laranja, a Branca, a Preta, a Azul, a Amarela e a Vermelha.

Teoria e prática se associam quando cerca de mil estudantes saem das salas de aula para as ruas reivindicando, cantando, dançando e produzindo coreografia.
 

Esse bonito trabalho político-pedagógico que completou 11 anos é resultado da participação de todo o conjunto de trabalhadores da Escola Presidente Humberto Castello Branco.

Com mais de 100 entidades e lideranças contribuindo para a luta e cerca de mil jovens estudantes bradando alegremente nas ruas pela implantação do Parque Natural Rousinete Falcão só resta uma pergunta: Quando será sua implantação?!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Repercussão nota na mídia

CONSERVAÇÃO

Engenho Uchoa cobra promessas ao prefeito

Defensores da Área de Proteção Ambiental das Zonas Oeste e Sul se mobilizam para exigir de Geraldo Julio a criação do parque natural municipal na mata

Publicado em 08/11/2012, às 21h29

Do JC Online

Desde que a Prefeitura do Recife falhou em desapropriar a Mata do Engenho Uchoa, entre as Zonas Oeste e Sul da capital, há dez anos, a esperança de tornar o conjunto de ecossistemas em parque natural se intimidou. De lá para cá, o movimento de defensores da mata, atuante há mais de 30 anos, é que dá o grito de socorro pela Área de Preservação Ambiental (APA) a cada vez que ela é ameaçada. Com a eleição do novo prefeito, os recifenses podem anotar uma nova promessa no caderno de cobranças. No plano de governo de Geraldo Julio (PSB), eleito para governar a cidade nos próximos quatro anos, ele afirma que vai “criar e implantar o parque natural municipal do Engenho Uchoa”.

Os moradores mais antigos do entorno da unidade de conservação acreditam que o documento com as propostas da próxima gestão pode ser o primeiro passo para que o parque saia do papel. “É preciso desapropriar o terreno, demarcar o território, fazer um plano de manejo”, explica Luci Machado, integrante do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa.

Outra informação que representa um avanço no diálogo entre Poder Executivo e ativistas veio em julho, quando o governo estadual, dono de 20 hectares da mata, criou um conselho gestor para atuar na conservação real da Unidade de Conservação (UC), no dia a dia.
Leia mais no Jornal do Commercio desta sexta-feira (08/11)




 

XII MOVIMENTO ECOLÓGICO

ESCOLA PRES. HUMBERTO CASTELLO BRANCO

XII MOVIMENTO ECOLÓGICO

CONVITE

Em 10 de novembro próximo, das 07h30 às 13h00, realizar-se-á o XII Movimento Ecológico organizado por esta Unidade de Ensino congregando toda Comunidade Escolar. Como atividade, haverá a Caminhada Ecológica em prol do Movimento em defesa da Mata do Engenho Uchôa, motivo pelo qual estamos convidando a Comunidade para participar do referido evento.

PARQUE NATURAL URGENTE!

Data: 10 de novembro de 2012 (sábado)
Concentração: Escola Pres. Humberto Castello Branco
Hora: 7:30 horas



















ESCOLA PRES. HUMBERTO CASTELLO BRANCO

MOVIMENTO ECOLÓGICO – ANO XII
QUALIDADE DE VIDA

Apresentação
O Movimento Ecológico é um Projeto focado nas questões ambientais que dinamiza a Comunidade Escolar num grande feito em favor do meio ambiente, priorizando a formação de cidadãos responsáveis pela preservação do ecossistema.

Justificativa
Inicialmente, o Projeto preocupou-se com a necessidade de sensibilizar a Comunidade Escolar para a importante harmonia do meio ambiente sobressaltando seis dos elementos da natureza indispensáveis à vida do Planeta, a saber: água, ar, animal, vegetal, sol e lixo – bens comuns e essenciais à sociedade –, convocando a Comunidade para o estudo de conceitos, valores e respectivas funções ecológicas. Dominada a preocupação inicial, estendeu-se o Projeto à discussão sócio-político-pedagógica junto ao Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa.
Objetivo
Através de atividades e ações programadas, objetivamos promover a sensibilização dos estudantes sobre a importância e a necessidade da preservação e da conservação do meio onde vivemos.
Organização
O Movimento Ecológico organiza-se através da distribuição de seus participantes em equipes. Cada equipe representa um elemento da natureza identificado por uma cor. As equipes desenvolvem estudos na área das Ciências sobre os elementos ecológicos e produzem trabalhos, empregando as linguagens e seus códigos, resultantes de habilidades artísticas nas formas de literatura, música, artes plásticas, artes cênicas, matemática. A partir daí, as equipes vivenciam três momentos distintos para o desfecho do evento: Caminhada Ecológica; Visita à Mata do Engenho Uchôa e Gincana Ecológica. Porém, integrados no seu fundamento principal; podendo, a cada ano/edição, sofrer algumas adequações para aperfeiçoar aspectos científicos, pedagógicos, artístico-culturais, políticos e/ou sociais. O projeto não exige rigidez quanto à ordem dos momentos, eles podem-se alternar.
            A Caminhada Ecológica consiste na apresentação das equipes caracterizadas conforme seus respectivos elementos da natureza, munidas de faixas, alegorias e adereços temáticos, caminhando pelo bairro da Escola e circunvizinhos, escoltados pela guarda municipal de trânsito. As equipes são acompanhadas por banda marcial, grupo de maracatu, som móvel propagando o compromisso de cada cidadão com o meio-ambiente, e orientadas para a captação de detalhes que revelem alterações naturais no ambiente e aquelas causadas pelo homem.
            A visita a Mata Uchôa acontece, preferencialmente, em data anterior à Caminhada e à Gincana Ecológica, por uma comissão de estudantes representantes das equipes integrantes do Movimento Ecológico acompanhada de professores-orientadores de cada equipe, dirigentes e coordenadoras pedagógicas, escoltados pela Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA) – a visitação da Mata é orientada para apurar observações dos efeitos naturais e das interferências do homem naquele ambiente, registrando-se por escrito e por imagens para comparar, metodicamente, às visitas anteriores, reconhecer e/ou elaborar proposta de revitalização da área despertando interesse por amplas questões ecológicas.
E a Gincana Ecológica encerra o evento com as equipes cumprindo tarefas temáticas pré-fixadas e surpresas relacionadas aos seus respectivos elementos da natureza numa amostra da prática desenvolvida nas discussões em prol da preservação ambiental, balanceando um modo razoavelmente lúdico com a responsabilidade da reflexão sobre as questões ambientais permeadas no cumprimento de cada tarefa.

Execução
Para a execução do Projeto, discutimos a proposta pedagógica anual; retomamos a avaliação da última edição; elencamos dificuldades a superar e desafios a conquistar; então, empreendemos apurada atenção no planejamento e, ainda, maior aplicação no envolvimento dos seus participantes – pessoas vinculadas à Escola entendidas como membros da Comunidade Escolar. É relevante declarar que, para a execução do Projeto, há pessoas que participam circunstancialmente respondendo às atribuições definidas.
Participantes
Equipe Gestora, responsável imediata pela organização geral do evento no que diz respeito: à elaboração de provas surpresas da gincana ecológica; ao contato com potenciais patrocinadores; ao contato com instituições para escolta no trajeto da caminhada ecológica; ao contato com avaliadores para a gincana ecológica e a sua preparação; à infraestrutura para sediar o evento, entre outras incumbências.
 Equipe Pedagógica, distribuídos entre as equipes, professores responsáveis pela orientação dos respectivos estudos do elemento ecológico e da produção das equipes para a caminhada e a gincana ecológicas. Cabendo, ainda, acompanhar a avaliação de modo ético.
Estudantes, a partir das orientações apresentadas pelos professores, responsáveis pelos estudos e produções para a caminhada e a gincana ecológicas.
Pais/responsáveis pelos estudantes, capacitados para apoiarem seus/suas filhos/as, os estudantes, na plena participação do Projeto; bem como, em comissão representativa do segmento, para assistirem, diariamente e de modo ético, à mobilização das equipes com o propósito de também entenderem e absorverem as mudanças comportamentais resultantes, informadas e adotadas pelos estudantes.
Equipe de Apoio, auxiliares de serviços gerais, merendeiras e porteiros, atuando nas suas respectivas funções.
Avaliadores, pessoas não vinculadas à Escola, convidadas da Equipe Gestora e, por ela, capacitadas para avaliarem com imparcialidade e pautadas em critérios definidos pela Equipe Gestora.

Ano XII – QUALIDADE DE VIDA:
Incrementos
O Projeto Movimento Ecológico como instrumento de contribuição para a reflexão ecológica permanece em nossa proposta pedagógica e a rigor, revisado anualmente, apresenta-se repaginado. Para este ano, intitulado Qualidade de vida, acrescentamos: mais uma equipe – a laranja, representando o solo (terra).

PARABÉNS, COMUNIDADE CASTELLO BRANCO! VIVA O PLANETA!
Recife, 08 de novembro de 2012.
___________________________________________

Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica



quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Movimento comemora inclusão da Mata Uchoa no programa de governo

Movimento comemora inclusão da Mata Uchoa no programa de governo
07 de Novembro de 2012

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa divulgou nota nesta quarta-feira (07) em que comemora a inclusão da APA Mata do Engenho Uchoa no programa de governo do prefeito eleito do Recife, Geraldo Julio (PSB).




matauchoa_rio

Trecho da Mata do Engenho Uchoa, na Zona Oeste do Recife



"É animador para o Movimento contar com a iniciativa do prefeito recentemente eleito de incluir no seu programa de governo a APA Mata do Engenho Uchoa:", afirma a coordenação do movimento.



Na nota, os coordenadores destacam ainda o trecho do relatório que cita a proposta de atuar na área. “Criar e implantar o parque natural municipal do Engenho Uchoa, que exerce influência sobre 11 bairros e tem no entorno mais de 270 mil moradores: Ibura, Caçote, IPSEP, Areias, Barro, Tejipió, Estância, Cohab, Jiquiá, Imbiribeira e Jordão. Está localizado na Bacia do Rio Tejipió e constitui um ecossistema representativo de Mata Atlântica e ecossistemas associados, que inclui manguezal e restinga”.



"Projetos e programas são necessários, porém não são suficientes", afirmam os dirigetnes do Movimento na nota, onde citam também pensamento de Alberto Einstein: O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário".



"O Movimento está completando 33 anos de luta preservando 192 hectares de área verde, remanescente de Mata Atlântica e concomitantemente a partir de outro momento perseguindo o objetivo da implantação de um PARQUE NATURAL que ocupará os 192 ha da APA Rousinete Falcão (Parque Natural de mesmo nome). No começo era apenas um grupo de pessoas que se constituiu motivado por denúncias isoladas contra agressão á Mata: Amigos da Mata ta do Engenho Uchoa. Nessa época também é criada a ASPAM.



Porém, a justeza da causa fomentou o crescimento do Grupo até se tornar no que é hoje, um movimento em torno do qual circula mais de 100 instituições e lideranças que contribuem com o desenvolvimento da nossa cultura ou, na luta, para o progresso do nosso país.



Por isso a luta além de necessária é muito empolgante. Porque é possível e acreditamos o Recife vai ser presenteado com mais uma área verde", diz a nota.

Fonte: site deputado Luciano Siqueira

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

MATA DO ENGENHO UCHOA NO PROGRAMA DE GOVERNO MUNICIPAL

Um novo prefeito para um novo Recife e outro fato novo: Mata do Engenho Uchoa no programa de governo.

É animador para o Movimento contar  com a iniciativa do prefeito recentemente eleito de incluir no seu programa de governo a APA Mata do Engenho Uchoa: " Criar e implantar o parque natural municipal do Engenho Uchoa, que exerce influência sobre 11 bairros e tem no entorno mais de 270 mil moradores: Ibura, Caçote, IPSEP, Areias, Barro, Tejipió, Estância, Cohab, Jiquiá, Imbiribeira e Jordão. Está localizado na Bacia do Rio Tejipió e constitui um ecossistema representativo de Mata Atlântica e ecossistemas associados ( que inclui manguezal e restinga ). "

Projetos e programas são necessários porem não são suficientes ( O ÚNICO LUGAR ONDE O SUCESSO VEM ANTES DO TRABALHO É NO DICIONÁRIO -  Albert Einstein )

O Movimento está completando 33  anos de luta preservando CENTO E NOVENTA E DOIS HECTARES de área verde, remanescente de Mata Atlântica e concomitantemente a partir de outro momento persseguindo o objetivo  da implantação de um PARQUE NATURAL que ocupará os 192ha da APA Rousinte Falcão ( Parque Natural de mesmo nome ).

No começo era apenas um grupo de pessoas que se constituiu motivado por denúncias isoladas contra agressão á Mata: Amigos da Mata ta do Engenho Uchoa. Nessa época também é criada a ASPAN. Porém a justeza da causa fomentou o crescimento do Grupo até se tornar no que é hoje, um movimento em torno do qual circula mais de 100 instituições e lideranças que contribuem com o desenvolvimento da nossa cultura ou, na luta, para o progresso do nosso país.

Por isso a luta além de necessária é muito empolgante.

Porque é possível e acreditamos o Recife vai ser presenteado com mais uma área verde.

Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica

domingo, 4 de novembro de 2012

SEMAM promove VII Semanal de Ciência e Tecnologia

Entre os dias 5 e 8 de novembro acontece a VII Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) com o tema “O Recife e as energias sustentáveis”. O evento é realizado pela Prefeitura do Recife, com coordenação do Núcleo de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SCTDE), em ação conjunta com a Secretaria de Educação.

A abertura do encontro será na próxima segunda-feira (5), às 9h, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, localizado na Rua Real da Torre, 299, no bairro da Madalena.

A Semana Municipal da Ciência e Tecnologia faz parte do calendário anual do Município e foi instituída em setembro de 2006 pela Lei Municipal 17.253/2006. Ela tem o objetivo de divulgar, popularizar, mobilizar as pessoas, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

O tema da sétima edição baseia-se no da Semana Nacional - Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza - que divulga os compromissos assumidos por diversos países durante a Conferência Rio + 20, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), e homenageia o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.

Os alunos da rede municipal de ensino do Recife, ao longo da programação, terão a oportunidade de debater as estratégias e mudanças necessárias para o desenvolvimento sustentável da cidade, a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais. Para isso, serão promovidas diversas atividades como exposições, oficinas, mostra de vídeos científicos, Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE) e visitas ao Museu de Ciências Nucleares.

O concurso promovido nesta edição será de projetos de sustentabilidade nas escolas, incentivando ações de preservação do meio ambiente. Cada instituição de ensino fará uma pré-seleção dos trabalhos que serão expostos na Semana Municipal de Ciência e Tecnologia.

A VII SMCT conta com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação; do Governo de Pernambuco, por intermédio da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia; do Espaço Ciência; da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE); da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); do Museu de Ciências Nucleares; e do Grupo Moléculas Animadas.

Confira abaixo a programação completa da VII Semana Municipal de Ciência e Tecnologia:

DIA 05/11/2012 – Segunda-feira

MANHÃ
9h – Abertura
9h30 – Aula Espetáculo: Projeto Somos Todos Cientistas
Palestrante: Dr. Aurélio Molina
11h – Coffe Break

TARDE
14h – Show da Química
14h30 – Oficinas
15h30 – Lanche
16h às 17h – Visitas às Exposições no hall do Centro

NOITE
19h30 – Lanche
20h – Oficinas
Exibição de Filmes Científicos do “Ver Ciência”

DIA 06/11/2012 – Terça-feira

MANHÃ
9h – Show da Química
9h30 – Oficinas
10h30 – Lanche
11h às 12h – Visitas às Exposições no hall do Centro

TARDE
14h – Show da Química
14h30 – Oficinas
15h30 – Lanche
16h às 17h – Visitas às Exposições no hall do Centro

NOITE
19h30 – Lanche
20h – Oficinas
Exibição de Filmes Científicos do “Ver Ciência”

DIA 07/11/2012 – Quarta-feira

9h – Show da Química
9h30 – Oficinas
10h30 – Lanche
11h às 12h – Visitas às Exposições no hall do Centro

TARDE
14h – Show da Química
14h30 – Oficinas
15h30 – Lanche
16h às 17h – Visitas às Exposições no hall do Centro

NOITE
19h30 – Lanche
20h – Oficinas
Exibição de Filmes Científicos do “Ver Ciência”

DIA 08/11/2012 – Quinta-feira

9h – Show da Química
9h30 – Oficinas
10h30 – Lanche
11h às 12h – Visitas às Exposições no hall do Centro

TARDE
14h30 – Aula Espetáculo: Projeto Somos Todos Cientistas
Palestrante: Dr. Aurélio Molina
15h30 – Lanche
16h – Encerramento com divulgação dos resultados do Concurso e com premiação.

Fonte Blog do Jamildo



________________________________________________



Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A reunião

C o n v i t e

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa convida para participar da reunião ordinária.


Pauta:

1. Informes;

2. Mobilização e preparação da 1ª reunião do Conselho Gestor da UC RVS MATA DO ENGENHO UCHOA ( 20/11/12 );

3. 12º  MOVIMENTO ECOLÓGICDO DA ESCOLA PRESIDENTE HUMBERTO CASTELLO BRANCO (10/11/12).


Data: 05/11/2012 (segunda-feira)
Hora: 9H
Local: Escola Presidente Humberto Castello Branco
           Av. Dr. José Rufino, 2.993 - Tejipió – Recife/PE.
           Tel.3252.9941/3181.2956


Coordenadores ( rãs ):
Luci Machado - 8637.1747
José Semente - 8595.8666
Jacilda Nascimento - 9965.0916
Arlindo Lima - 8622.9518
Patricia Maria - 9183.9762
Augusto Semente - 9258.7195

Mata Atlântica Sim!
Recife Merece Mais um Parque!

Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica